Frísia é homenageada em comemoração do Sindileite | aRede
PUBLICIDADE

Frísia é homenageada em comemoração do Sindileite

Cooperativa recebeu o reconhecimento por ser a primeira indústria de leite instalada no Paraná, em 1925

Renato Greidanus (direita) recebe homenagem de José Ricken.
Renato Greidanus (direita) recebe homenagem de José Ricken. -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Cooperativa recebeu o reconhecimento por ser a primeira indústria de leite instalada no Paraná, em 1925

Em um evento concorrido com a presença de mais de 400 representantes e convidados, a Frísia Cooperativa Agroindustrial foi homenageada por ter sido a primeira indústria de leite instalada no Paraná, em 1925. Realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba (PR), o evento marcou as comemorações dos 87 anos do Sindileite (Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná) e contou com a presença de Renato Greidanus (diretor-presidente), Johannes van der Meer (diretor-secretário), Jan van der Vinne e Janus Katsman (diretores-conselheiros) e Dick de Geus (presidente do Parque Histórico de Carambeí) representando a cooperativa. Além da solenidade comemorativa, a noite teve também o lançamento do livro que conta a história do Sindicato e uma exposição fotográfica alusiva ao tema.

Ao receber a homenagem e o troféu das mãos de José Roberto Ricken (presidente do Sistema Ocepar), Renato Greidanus destacou a história de superação dos pioneiros, que começaram as atividades da cooperativa com apenas sete associados, número que hoje chega a 837 cooperados. Greidanus, que é neto de um dos fundadores, apontou também para os desafios que o setor tem pela frente. “A rastreabilidade do nosso produto será cada vez mais exigida pelo mercado, por isso estamos colocando um foco muito grande na origem do leite, que é o que pode nos diferenciar e agregar valor ao produto”. Outro fator importante destacado pelo diretor-presidente da Frísia foi a opção da cooperativa pela agroindustrialização como uma forma de agregar valor e rentabilizar a cadeia toda. “Queremos ter sustentabilidade no longo prazo e nos antecipar ao que o cliente vai exigir lá na frente”, afirmou ele.

O presidente executivo do Sindileite, Wilson Thiesen, destacou a importância da cadeia leiteira do sul do Brasil, que responde por 40% do leite produzido no País, montante que é superior à produção somada da Argentina, Uruguai e Paraguai, e envolve aproximadamente dez milhões de famílias que dependem da atividade. Além da homenagem à Frísia, foram homenageados também João Manfredo Siemens, ex-presidente do Sindileite e da cooperativa Clac; o ex-governador e atual presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti (pelo seu apoio ao setor leiteiro); o produtor Ronei Volpi e sua esposa Maria Ely Volpi (representando todos os produtores de leite do Paraná); e, por fim, Wilson Thiesen, ex-presidente e atual diretor do Sindileite (pela sua dedicação e desenvolvimento no setor leiteiro).

Livro e Exposição

Logo após as homenagens, o saguão da Fiep recebeu a abertura oficial da Exposição “87 anos de História” e o lançamento do livro Sindileite Paraná – 87 anos de história na defesa dos interesses do setor leiteiro paranaense, de autoria do jornalista Samuel Zanello Milléo Filho. Prestigiaram também o evento o vice-governador Darci Piana; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o deputado estadual Wilmar Reichembach; os secretários de Estado Norberto Ortigara (Agricultura) e Reinhold Stephanes (Administração); o secretário de Abastecimento de Curitiba, Luiz Dâmaso Guzzi; os diretores do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta e João Gava; Alexandre Guerra, presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) e demais convidados.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE