Klabin anuncia a construção de Parque de Plantas Piloto

Campos Gerais

12 de setembro de 2018 17:39

Fernando Rogala

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Rádio Ipiranga estreia programação em FM

Tibagi comemora aniversário de 147 anos

‘Feira Verde’ deve injetar R$ 350 mil por ano para Jaguariaíva

Cerca de 100 atletas são premiados em Castro
Conrado e Aleksandro agitam segundo dia de festa em Castro
Rapaz é morto a tiros e mobiliza polícia na região
Pontos de Atendimento da região são referência no PG
Foto: Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil e a única do País a oferecer ao mercado, a partir de uma unidade industrial totalmente projetada para essa finalidade, celulose de fibra curta, celulose de fibra longa e celulose fluff, anuncia hoje a aprovação de um aporte de R$ 32 milhões para o seu programa de pesquisa e desenvolvimento, que envolve a construção de um Parque de Plantas Piloto, na Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR).

Trata-se de um empreendimento que permitirá simular uma unidade fabril, onde serão realizados estudos e testes em frentes de pesquisa como a celulose microfibrilada (MFC), que futuramente será incorporada às linhas de produção de papel da companhia, potencializando melhor qualidade e resistência aos produtos Klabin, e a lignina, neste caso, para fins comerciais, permitindo à empresa adentrar em novos mercados de produtos renováveis e sustentáveis. A Klabin, pela sua base diversificada de madeira, tem ligninas de pínus, de eucalipto e da mescla das duas espécies, o que proporciona produtos diferenciados ao mercado.

No ano passado, a companhia inaugurou um moderno Centro de Tecnologia, capaz de produzir uma gama diversa de produtos de base florestal e realizar simulações das linhas de produção das fábricas, antecipando tendências e criando tecnologias e aplicações sustentáveis. “Tudo o que realizamos dentro do nosso Centro de Tecnologia é em escala laboratorial. Pouco mais de um ano após sua inauguração, atingimos um nível de maturidade de desenvolvimento que torna necessária a produção de alguns materiais em maior escala, permitindo testes industriais prolongados. Daí a necessidade da criação de um Parque de Plantas Piloto, que deve entrar em operação no quarto trimestre de 2019”, explica Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Negócio Celulose da Klabin.

Este ano, a Klabin também anunciou a aquisição de 12,5% da startup israelense Melodea Bio Based Solutions, pioneira na tecnologia de extração de celulose nanocristalina (CNC), produzida 100% a partir de fontes renováveis. “O Parque de Plantas Piloto reforça a nossa orientação para o desenvolvimento de soluções bioeconômicas, que valorizam o uso responsável, eficiente e sustentável dos recursos”, ressalta Razzolini.   

KLACUP  BIO

Alinhada às grandes tendências de comportamento e atenta aos anseios do consumidor, a Klabin anuncia a produção de um novo papelcartão, específico para o mercado de cup stock. A novidade, batizada de “KlaCup – Bio”, compõe a família de papelcartão para copos, sendo única no mercado brasileiro, pois é produzida com fibras de pínus e eucalipto, mix que garante maior resistência e qualidade de impressão diferenciada, e possui uma barreira biodegradável, eliminando a aplicação de polietileno. A empresa também já desenvolveu o “KlaCup Natural Kraft”, com um dos lados na coloração marrom, típica dos papéis kraft, acompanhando uma tendência de embalagens mais sustentáveis e com menor impacto ao meio ambiente.

 “Com base em todo o nosso conhecimento e experiência como fabricante de papelcartão para alimentos líquidos do país, estudamos e desenvolvemos uma solução diferenciada para o mercado de copos descartáveis. O Klacup possui a qualidade já oferecida pela Klabin às maiores indústrias do ramo de alimentos e bebidas”, afirma Flávio Deganutti, diretor Comercial de Papéis da Klabin.

O novo papelcartão, assim como os demais produzidos pela empresa, é feito a partir de florestas plantadas e certificadas, ou seja, fontes sustentáveis e renováveis, além de ser reciclável. Fabricado na Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), o KlaCup Natural Kraft já está sendo comercializado pela Klabin e tem apresentado crescente demanda no Brasil.


As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização
aRede aRede
aRede
aRede