Gengibirra será tombada como patrimônio de Palmeira | aRede
PUBLICIDADE

Gengibirra será tombada como patrimônio de Palmeira

Bebida tradicional da cidade foi criada em 1890 por Egizio Cini

Imagem ilustrativa da imagem Gengibirra será tombada como patrimônio de Palmeira
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Bebida tradicional da cidade foi criada em 1890 por Egizio Cini

Nesta quarta-feira (20) Palmeira deu um passo a mais para ter o tombamento de seu terceiro patrimônio cultural imaterial. Foi através dos empresários Nilo Cini Júnior e Orlando Cini Júnior, que estiveram no Palácio da Viscondessa Querubina Rosa Marcondes de Sá, sede da Prefeitura da Palmeira, e protocolaram o pedido de tombamento da gengibirra.

A gengibirra é uma bebida que tem o gengibre como seu principal ingrediente e que tem sua história enraizada em Palmeira. Tudo começou em 1890, com Egizio Cini, imigrante italiano anarquista e idealista que veio para o Brasil para participar da Colônia Cecília.

Mesmo após o fim da experiência anárquica, Egizio permaneceu em Palmeira e se dedicou à produção de bebidas, mas sua empresa, a Cini Bebidas, só foi registrada em 1904, pelo seu filho Hugo. Desde aquela época, Egizio já fabricava a gengibirra em casa, como destacou Nilo Cini Junior, membro da quarta geração da família no Brasil: “Ele costumava produzir Gengibirra em casa para beber com a família nos fins de semana”.

Para revelar aos palmeirenses o pedido de tombamento de uma das bebidas mais adoradas e consumidas no município, uma coletiva de imprensa foi realizada e contou com a presença do prefeito Edir Havechaki, do secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, Waldir Joanassi Filho, da presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, Vera Lúcia de Oliveira Mayer, e dos empresários da Cini Bebidas.

Havrechaki destacou a importância histórica da gengibirra para o município. “Temos muito orgulho da história da gengibirra em Palmeira, de o seu Egizio Cini ter vindo para cá e iniciado a fábrica Cini em nosso município, tudo isso aliado a importância da Colônia Cecília. É impossível tomar um gole de gengibirra e não ser remetido ao passado, lembrar de almoços em família e tantos outros momentos especiais que vivemos acompanhados por uma gengibirra”, disse.

Joanassi falou sobre a importância histórica da bebida introduzida na época do anarquismo nos lares palmeirenses. “É uma bebida que preserva até hoje a receita e os laços daqueles que a introduziram no Brasil ainda no século 19, e isso por si só já reforça sua importância histórica. É uma bebida que tem seu sucesso e história ligados com nosso município, e nada mais justo que tombá-la como nosso patrimônio cultural imaterial”, comentou.

O secretário também revelou que “o pedido de tombamento realizado nesta quarta-feira dá o ponta pé inicial para as comemorações de 200 anos do município de Palmeira, que será comemorado em 7 de abril”.

Quanto as comemorações do bicentenário de Palmeira, Nilo revelou que a empresa irá preparar uma ação especial. “Estamos estudando a possibilidade de realizar uma edição especial para os 200 anos do município, com rótulo e características que remetem à história que temos em Palmeira”, revelou.

Receita mantida

Orlando Cini Júnior contou que a produção da gengibirra continua semelhante há mais de 80 anos. “Ela é muito rigorosa e praticamente artesanal. A bebida leva mais de um ano para poder ser consumida. A duração demorada do processo de produção se deve às condições específicas que circundam desde a colheita do gengibre até a bebida ser engarrafada, já que é necessário respeitar a sazonalidade da planta que, após ser colhida passa por um longo processo para extração do gengirol, a substância que dá o sabor à bebida”, revelou.

Homenagem

No documento protocolado pela Cini, a empresa destaca que “nestas condições e neste momento em que o Município de Palmeira completa 200 anos, a Família Cini presta sua justa homenagem as suas origens e solicita palpável reconhecimento da cidade para que a bebida seja tombada como Patrimônio Imaterial Cultural de Palmeira.

Portanto, mesmo com a gengibirra tendo se tornado bebida conhecida em todo o estado do Paraná e a centenária Cini estar sediada em Pinhais, a bebida, a empresa e a família possuem suas raízes em Palmeira. Somado a isso o fator da bebida preservar até hoje a receita e os laços familiares daqueles que a introduziram no Brasil ainda no século XIX, reforçam sua importância histórica. E mais, como a família Cini, na figura do pioneiro Egizio Cini está ligada à memória cultural e ao imaginário anarquista da Colônia Cecília”.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE