Ipem reprova 3 mil bombas de combustíveis no Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Ipem reprova 3 mil bombas de combustíveis no Paraná

Entre as 12.106 bombas verificadas, 3.141 instrumentos foram reprovados. Em 2018, durante o ano, foram verificadas e fiscalizadas 45.198 bombas de combustíveis

Fiscalizações foram realizadas em várias cidades paranaenses
Fiscalizações foram realizadas em várias cidades paranaenses -

Agência Estadual de Notícias

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Entre as 12.106 bombas verificadas, 3.141 instrumentos foram reprovados. Em 2018, durante o ano, foram verificadas e fiscalizadas 45.198 bombas de combustíveis

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná está verificando periodicamente, desde o dia dois de janeiro, bombas de combustíveis líquidos em todos os postos do Estado. Até a esta quinta-feira (21) já foram verificados 12.106 bombas, com a reprovação de 3.141 instrumentos. Em 2018, durante o ano, foram verificadas e fiscalizadas 45.198 bombas de combustíveis.

O Ipem, como órgão delegado para todas as atividades do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), intensificou essa ação depois que o Instituto Nacional reduziu a margem de erro para aprovação desses instrumentos, a partir do dia 1º de janeiro, nos casos em que resulte em prejuízo ao consumidor, que antes era de 0,5% passou para 0,3%.

Segundo o presidente do Ipem-PR, Rubico Camargo, o objetivo desse trabalho é verificar se o consumidor não está sendo lesado na compra de combustíveis, e principalmente certificar a segurança dos equipamentos dos postos.

Ele explica que os técnicos do Instituto conferem a regulagem das bombas, conferindo o volume de combustível medidos pelas bombas e se cada dispositivo da máquina, como mangueira, painel e bico, está em conformidade com os padrões determinados pelo Inmetro.

Após os testes, as bombas que tiverem sido aprovadas recebem as marcas de verificação do Ipem (selo e etiquetas) e o Relatório de Verificação Metrológica. Havendo irregularidade, em alguns casos, a bomba é lacrada e o estabelecimento é notificado e terá o prazo de 10 dias para solucionar o problema. A manutenção do equipamento deve ser feita obrigatoriamente por oficina credenciada junto ao Inmetro.

Rubico Camargo disse que essa verificação é de rotina no Instituto, que acontece durante todo o ano, como recomenta do Inmetro. Outras fiscalizações também acontecem aleatoriamente, ou após denúncias de irregularidades. Rubico também alerta que a qualidade do produto não é de responsabilidade do Ipem.

Ouvidoria

Em caso de dúvida, ou para fazer alguma denúncia, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou através do site do Ipem-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE