Documentário sobre a II Guerra será exibido em Curitiba | aRede
PUBLICIDADE

Documentário sobre a II Guerra será exibido em Curitiba

Obra também está disponível na página do Facebook ‘V de Vitória’

Produção procura resgatar a história dos pracinhas brasileiros na II Guerra Mundial
Produção procura resgatar a história dos pracinhas brasileiros na II Guerra Mundial -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Obra também está disponível na página do Facebook ‘V de Vitória’

O coordenador do curso de Jornalismo da UniSecal, Helton Costa, está lançando seu documentário ‘V de Vitória’ na cidade de Curitiba (PR), a partir desta quinta-feira, 21 de fevereiro. A obra, que conta com a coprodução do jornalista Diego Antonelli e da pesquisadora Andressa Beló Costa, será exibido no Cine Guarani (Avenida República Argentina, 3430) até o dia 27 de fevereiro, de forma gratuita, sempre às 19h. A produção procura resgatar a história dos pracinhas brasileiros na II Guerra Mundial.

O documentário foi gravado no Brasil (Campo Grande – MS; Curitiba – PR; Dourados – MS; e Londrina – PR) e na Itália (Gaggio Montano e Montese), e conta a história dos pracinhas brasileiros que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na II Guerra Mundial, entre 1944 e 1945, para combater as forças nazistas e fascistas de Adolf Hitler e Benito Mussolini.

A obra também está disponível na página do Facebook (https://www.facebook.com/vdevitoriabr/) do projeto, que também conta com mais de 2,5 mil fotos publicadas sobre a II Guerra Mundial. Os jornalistas ainda buscam manter viva a história dos brasileiros na II Guerra por meio do site Jornalismo de Guerra (https://jornalismodeguerra.wordpress.com/).

Importância do tema

Levando um ano e meio para ser finalizado e contando com o relato de 15 pessoas, entre pracinhas e pesquisadores, o professor da UniSecal explica que também é papel do Jornalismo combater todo o tipo de Totalitarismo. “É função de o jornalista se lembrar desses fatos, seja de esquerda ou de direita, antigo ou atual, para que realmente não volte a acontecer”, relata Costa.

Já Antonelli ressalta a importância do papel histórico do acontecimento. “Você manter viva a memória, passando de geração em geração. As pessoas que não conhecem a História não conhecem a sua realidade e terão o risco de cometer os mesmos erros do passado. Então, a partir do momento que você dissemina o conhecimento, a chance de isso acontecer é menor”, aponta o jornalista.

UniSecal apoia pesquisas de estudos

O Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal), tendo a sua responsabilidade social, apoia a tríade ensino-pesquisa-extensão de seus professores e funcionários e valoriza trabalhos que desenvolvam conhecimentos para a comunidade. Segundo o coordenador do curso de Jornalismo, “a UniSecal foi importante nesse processo, porque, além de auxiliar, me deu liberação para que pudesse pesquisar o tema. Assim, foi possível conciliar meu trabalho como coordenador de curso e jornalista da instituição, com o desenvolvimento do documentário”, finaliza o docente.

Serviço

Exibição ‘V de Vitória’;

Local: Cine Guarani (Avenida República Argentina, 3430, Curitiba, Paraná);

Data: 21/02 a 27/02;

Horário: 19h;

Ingressos: sem custos.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE