Rangel anuncia substitutivo em PL sobre iluminação | aRede
PUBLICIDADE

Rangel anuncia substitutivo em PL sobre iluminação

Proposta inicial sugeria que reajuste fosse baseado no índice da Aneel, mas alteração obriga município a usar o menor índice entre ele e o IPCA.

VÍDEO
| Autor: Rodrigo de Souza

Rodrigo de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Proposta inicial sugeria que reajuste fosse baseado no índice da Aneel, mas alteração obriga município a usar o menor índice entre ele e o IPCA.

O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSDB), encaminhou à Câmara um substitutivo geral ao projeto de lei 85/2018, que altera o índice utilizado para reajustar a tarifa de iluminação pública. A proposta inicial, de autoria do próprio Executivo, tinha o objetivo de fazer com que o reajuste, atualmente baseado no Índice Geral de Preço de Mercado (IGP-M), passasse a ser orientado pelo índice determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O substitutivo, no entanto, sugere que o reajuste seja baseado pelo índice da Aneel ou pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), sendo escolhido aquele que fechar o período anual com o menor valor.  A mudança, ao menos em 2018, pode ser benéfica ao consumidor. Com a legislação e os valores atual, que se baseia no IGP-M, o reajuste na taxa de iluminação pública seria de 9,68%. A mudança obrigaria a prefeitura de Ponta Grossa a reajustar a tarifa em 4,56% (também seguindo os preços atuais) pelo IPCA, já que o índice médio da Aneel fechou em 15,99%.

Nas redes sociais, o prefeito Marcelo Rangel garantiu que a mudança tem o objetivo de acabar com a polêmica levantada a respeito do projeto. “É para acabar com essa polêmica, com esse falatório, mimimizinho para lá e para cá e que tenta nos desgastar. Nós encaminhamos para a Câmara um substitutivo, colocamos dois indexadores, dois índices, e a emenda fala o seguinte: vai colocar o menos de todos os índices do ano anterior, ou IPCA ou Aneel, mas que seja o menor”, disse o prefeito, em vídeo gravado durante o intervalo da agenda que cumpriu em Brasília na terça-feira (4).

Minutos depois do pronunciamento de Rangel, o vereador Ricardo Zampieri (PSL), que levantou a discussão na Câmara logo após os vereadores aprovarem o projeto inicial em primeira discussão, também se pronunciou no Facebook criticando a postura do líder do Executivo.

“O prefeito comentou que o pessoal estaria de mimimi. Fui o único vereador que votou contrário à matéria e mostrei aos vereadores o real problema que era o aumento escancarado no índice de iluminação pública. A questão é que o consumidor final, que ganha um salário mínimo, para ele faz toda a diferença ter um reajuste muito maior que o atual”, disse. No projeto de lei original, o reajuste seria baseado somente pelo índice da Aneel.

Com o substitutivo, o projeto de lei previsto para ser discutido nesta quarta-feira (5) na Câmara não entrará na Ordem do Dia, já que precisa ser analisado novamente pelas comissões internas da casa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE