Com compliance, PG irá transmitir licitações ao vivo | aRede
PUBLICIDADE

Com compliance, PG irá transmitir licitações ao vivo

Programa de conduta da administração municipal foi detalhado em reunião do secretariado na tarde desta quinta-feira (14).

Proposta foi divulgada durante reunião do secretariado nesta quinta-feira (14)
Proposta foi divulgada durante reunião do secretariado nesta quinta-feira (14) -

Rodrigo de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Programa de conduta da administração municipal foi detalhado em reunião do secretariado na tarde desta quinta-feira (14).

O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) detalhou, durante reunião do secretariado aberta à imprensa nesta quinta-feira (14), o programa de compliance que será instalado gradativamente no município. A proposta foi implantada por meio de decreto, assinado na última terça-feira (12) em Brasília, ao lado do controlador-geral da União, Wagner Rosário, e do governador Ratinho Junior (PSD).

O programa tem início imediato e seguirá um cronograma definido pela equipe do controlador-geral do Município, Lauro Costa, responsável pela implementação. “São normas de conduta que estaremos aplicando com a finalidade de aprimorar a atuação da controladoria e, acima de tudo, garantir maior comprometimento da aplicação dos recursos públicos”, afirmou Costa.

Em resumo, a proposta tem o objetivo de criar práticas na administração municipal que resultem na eficiência da máquina pública e girem em torno da moralidade dos servidores, secretários e do próprio prefeito. Algumas das medidas do programa de compliance já são realizadas na Prefeitura – como a gravação de todas as reuniões, por exemplo. Com a implementação, elas passam a ser regulamentadas e passíveis de sanção, caso não sejam aplicadas.

Além das já existentes, outras medidas serão criadas. A principal delas é a obrigatoriedade da transmissão ao vivo de todos os processos licitatórios. “Todos os trabalhos da administração passam a ser acompanhados pelo sistema para exista uma proteção jurídica. Ele protege quem é de bem e responsabiliza quem compromete a gestão. Isso mostra que temos comprometimento com o serviço público”, destacou o prefeito.

A proposta em nível municipal foi criada com base no programa atualmente em processo de implantação no governo do Estado, de acordo com o controlador-geral. “O prefeito me disse que o governador estava implantado [o programa] no Paraná e gostaria que eu conhecesse. Falei com minha equipe e ela montou o projeto com base na realidade da Prefeitura”, explicou Costa. A expectativa é de que, nos próximos dias, a CGM divulgue o cronograma de implementação por pastas do governo.

Proposta pioneira chamou atenção de empresa

Segundo a Prefeitura, o município de Ponta Grossa é o primeiro do Paraná a implantar o programa de compliance – a medida é muito comum na iniciativa privada, mas começou a ganhar espaço no poder público recentemente. Durante a reunião que divulgou o programa, o secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Ricardo Linhares, revelou que a proposta de implantar o compliance foi elogiada por executivos da Mars Brasil – que recentemente anunciou uma nova unidade em Ponta Grossa, no valor de R$ 120 milhões. “Quando contamos que estávamos instalando o compliance, os diretores se olharam e disseram ter certeza que escolheram o município certo para investir. Então, de forma indireta, o programa também é um atrativo a mais para que as empresas se instalem na nossa cidade, pois traz mais transparência ao Poder Público”, disse.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE