Quintos anos se unem em atividade sobre eleições | aRede
PUBLICIDADE

Quintos anos se unem em atividade sobre eleições

Classes A, B e C da Escola Prefeito Aristides Soares em Jaguariaíva puderam desenvolver amplos trabalhos – na teoria e na prática – sobre o pleito deste ano. Confira.

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Classes A, B e C da Escola Prefeito Aristides Soares em Jaguariaíva puderam desenvolver amplos trabalhos – na teoria e na prática – sobre o pleito deste ano. Confira.

As eleições gerais em 2018 definem novos deputados (estaduais e federais), senadores, governadores e presidente. Mais que isso, o pleito deste ano serve para conscientizar, desde os primeiros anos escolares, a importância do voto. Os 5º anos da Escola Municipal Prefeito Aristides Soares em Jaguariaíva puderam aprender isso de forma prática e dinâmica.

“Todos os alunos de 5º anos da Escola Prefeito Aristides Soares se uniram para trabalhar o tema ‘Eleições’. As professoras, então, reuniram-se e dividiram as etapas. O 5ºB ficou responsável pela campanha eleitoral”, destaca a docente regente da turma, Neide Amara Silva dos Santos, que trabalhou em sintonia com as professoras dos quintos A e C.

Neide explica que ao observarem a importância do ano eleitoral, que impacta direta e indiretamente a vida de todos – pais e alunos – surgiu a ideia de realizar a atividade sobre o tempo. “Enfatizando a importância de um voto consciente, estimulando ainda mais os deveres e direitos do cidadão desde a infância”, aponta a professora.

Cada aluno dos 5º anos pôde se candidatar para ser o representante de sua turma. “O plano de campanha gerou em torno do tema, atividade para o ‘recreio’, tendo em vista que muitas vezes o recreio acaba em correria. Os alunos, então, partiram para a elaboração de seu plano de campanha, expondo aos demais colegas de classe suas propostas”, elenca Neide.

Assim, cada turma contou com os seguintes candidatos: presidente Taynara e vice Maisa, no 5ºA; presidente Daniel e vice Thayná no 5ºB; e presidente Ysabely e vice Estefani no 5ºC. “Em âmbito geral, cada candidato apresentou suas propostas para as turmas da manhã, durante três dias, realizando visitas nas salas de aulas e propondo melhorias para o recreio”, diz a professora.

Para complementar a atividade houve a elaboração de cédulas e panfletos dos candidatos, além de uma comissão que acompanhava seus pronunciamentos. Junto ao projeto dos tablets-PCS, outra atividade foi trabalhada: ‘Voto Certo’ e ‘Voto é Importante’, demonstrando como ocorre uma eleição de verdade.

Para finalizar, três alunos fizeram um relato sobre a participação dos candidatos, apontando suas propostas. “Durante a campanha os alunos ficaram na expectativa, curiosos para saber quem iria se sair melhor e ser o representante da escola pelo. Foi uma maneira bem divertida de levar algo de tal importância para o âmbito escolar”, conclui Neide.

No blog escolar da Escola Prefeito Aristides Soares você confere todas as fotos e relatos do trabalho. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE