Instituições discutem marco legal para pesquisas do agro | aRede
PUBLICIDADE

Instituições discutem marco legal para pesquisas do agro

Acordo de Cooperação Técnica já foi assinado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Grupo de Trabalho coordenado foi criado pelo Senado para discutir marco legal do SNPA
Grupo de Trabalho coordenado foi criado pelo Senado para discutir marco legal do SNPA -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Acordo de Cooperação Técnica já foi assinado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Uma reunião neste mês de setembro, coordenada pelo senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), inaugurou o grupo de trabalho (GT) criado pelo Senado para discutir a revisão do marco legal do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA). O objetivo é debater novas formas de relacionamento das instituições com o sistema, a partir de relatório elaborado pela Comissão de Agricultura do Senado.

Além da Embrapa, diversas entidades que representam o setor de pesquisa agropecuária e extensão rural estiveram presentes, entre elas, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão rural (Anater), o Conselho Nacional das Entidades Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa), a Capes, a Confederação das Associações dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (confaeab) e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Duas universidades públicas também estiveram representadas: Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O SNPA foi proposto em 1972, a partir dos resultados de um GT instituído pela Portaria nº 143. Coube a esse grupo elaborar um documento, o chamado Livro Preto, com sugestões para a formulação do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária. No entanto, o sistema, em sua forma vigente, só foi criado em 1992, pela Portaria nº 193 do Ministério da Agricultura, e autorizado pela Lei Agrícola (Lei nº 8.171/1991). Contudo, o relatório serviu como base para a criação da Embrapa, em 1973.

Atualmente, o SNPA é composto pela Embrapa, pelas organizações estaduais de pesquisa agropecuária (Oepas), por universidades e institutos de pesquisa de âmbito federal ou estadual, além de outras organizações públicas e privadas, direta ou indiretamente vinculadas à atividade de pesquisa agropecuária.

A reformulação do sistema

O senador Styvenson Valentim selecionou o SNPA como tema relevante para se dedicar durante o seu primeiro mandato. Em 2017, a Comissão de Agricultura do Senado aprovou um relatório que fazia diversos apontamentos e sugeria a reformulação do sistema, após uma série de audiências públicas.

Essa reestruturação tem como base um estudo do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGE), organização social subordinada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que propôs alterações na dinâmica de organização do sistema.

“Normalmente os relatórios elaborados por comissões do parlamento resultam em projetos de lei. No entanto, isso não aconteceu com a proposta de reformulação do SNPA e, agora, o Senado retomou o tema criando um grupo de trabalho”, explica Cynthia Cury, gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (Grig/Sire) “O grande mérito da reunião, além do objetivo principal, foi reunir essas instituições para discutir o tema”, diz. O relatório da Comissão de Agricultura que trata da forma de organização do SNPA, gerado em 2017, encontra-se disponível aqui.

Representaram a Embrapa na reunião a equipe da Grig, o secretário de Pesquisa e Desenvolvimento (SPD), Bruno Brasil, a gerente de Articulação de Redes de Pesquisa e Desenvolvimento, Mirian Eira, o ex-presidente da Embrapa Murilo Flores e a analista de Gestão Interna e Apoio aos Colegiados Tatiana Martins. 

Para João Prieto, representante do Sistema OCB, é importante a interação e integração dos institutos de pesquisa com a iniciativa privada, a exemplo das cooperativas, que conseguem implementar processos e inovações junto ao produtor rural. Na sua opinião, é preciso criar um novo modelo de relacionamento no âmbito do SNPA.

Os representantes das instituições foram unânimes quanto à criação de um novo marco regulatório do SNPA, mas alertaram para a necessidade de se alocar recursos para a pesquisa agropecuária.

Mapa apóia a iniciativa

Luis Cláudio Rodrigues de França, diretor de Apoio à Inovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), esteve presente à abertura dos trabalhos. O gestor concorda com a revisão do marco e destaca que a pasta encontra-se à disposição para apoiar o processo. “O ministério é totalmente a favor da discussão”, afirmou.

Segundo ele, no dia 15 de agosto, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Mapa para trabalhar de forma conjunta vários assuntos, entre eles, a expansão da internet no ambiente rural, o aumento da produtividade no campo, o fomento para a aquisição de tecnologias e serviços inovadores no ambiente rural, a capacitação de recursos humanos para o agronegócio, a consolidação do país como exportador de soluções de internet das coisas (IoT) com aplicação no agronegócio.

O ACT foi assinado no âmbito da Câmara Setorial do Agro 4.0, instância constituída recentemente, sob a coordenação dos dois ministérios, com a participação de diversos representantes da iniciativa privada, além dos institutos de ciência e tecnologia e da academia.

Quatro Grupos de Trabalho estão sendo estruturados, com a função de apresentar soluções técnicas à agenda desta Câmara, envolvendo os seguintes temas: Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Profissional; Cadeias Produtivas e Desenvolvimento de Fornecedores; e Conectividade no Campo. “Durante os debate desta Câmara, a pauta da revisão do marco legal do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária será inserida na agenda”, finalizou.

Informações da assessoria de imprensa da Embrapa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE