Seguro rural oferece cobertura contra avarias para produção agrícola

Agronegócio

18 de setembro de 2019 19:32

Da Redação


Relacionadas

Programar safra traz maior custo-benefício

Estiagem pode comprometer a safra de inverno na região

Estiagem pode comprometer safra de inverno no Paraná

Ratinho Junior quer fortalecer cadeia do agronegócio no PR
IBGE: safra de grãos deve fechar 2020 com alta de 2,3%
Agricultura reforça importância do seguro rural para o produtor
Alerta Geada para a cafeicultura está em operação no Paraná
PUBLICIDADE

O objetivo é oferecer coberturas que, ao mesmo tempo, atendam ao produtor e a geração de garantias a seus financiadores

Ser agricultor, mais do que qualquer outra profissão, exige soluções imediatas para, por exemplo, uma geada que queima toda a lavoura, um raio que danifique toda a estrutura elétrica da produção ou um maquinário agrícola que não funcione mais.

Por isso, há a necessidade de obter um seguro rural, que é um dos mais importantes instrumentos de política agrícola, o objetivo é oferecer coberturas que, ao mesmo tempo, atendam ao produtor e à sua produção, à sua família, à geração de garantias a seus financiadores, investidores, parceiros de negócios, todos interessados na maior diluição possível dos riscos, pela combinação dos diversos ramos de seguro.

O corretor de seguros, Jackson André de Lara, explica, como as seguradoras podem auxiliar o produtor rural com as coberturas. “É essencial procurar uma empresa que ofereça a cobertura ideal para a sua produção, de acordo com sua necessidade. Hoje há seguradoras que cobrem todo tipo de avarias na propriedade, como colisão, incêndio, roubo, danos elétricos para equipamentos agrícolas, cobertura estrutural da fazenda, explosão, vendaval, granizo, vento forte, secas e excesso de chuvas. O ideal é que o corretor converse com o cliente avalie suas reais carências, se acaso precisa do seguro para estrutura, lavoura ou maquinário, tudo isso vai de um alinhamento correto e transparente entre seguradora e cliente”, conta Jackson.

 

Seguro de Equipamentos Agrícolas

Atualmente é difícil desempenhar um bom trabalho na lavoura, sem o auxílio de equipamentos agrícolas, que são essenciais, para o preparo do solo, semeadura, plantio e transplante, carregamento, transporte e aplicação de adubos químicos e corretivos do solo.

Investimentos são feitos em tratores, semeadoras, colheitadeiras, pulverizadores, dentre outros maquinários, porém é necessário se precaver em relação a possíveis danos a esses maquinários.


Seguro de Patrimônio

A construção de uma estrutura adequada de barracões para silos, granjas e ordenhas, necessita de muita responsabilidade, cuidado e investimento para equipamentos e toda a fiação elétrica e saneamento.

Porém, não há a garantia, mesmo que com todo esse cuidado, de que a estrutura não sofrerá danos em uma eventual chuva, com raios, trovoadas e granizos, ou até, um curto na fiação elétrica, que traz diversas consequências ao produtor

 

Produção Agrícola

Cultivar a terra para a produção agrícola, requer tempo, investimento, maquinário e tecnologia, contudo, não podemos controlar as intempéries climáticas, como geada, seca, excesso de chuvas, dentre outras.

Quando alguns desses fatores acontecem, toda produção atrasa, além dos prejuízos financeiros que podem causar.


Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Recomendados