Frísia e Fundação ABC realizam Show Tecnológico no Cerrado

Agronegócio

14 de fevereiro de 2020 11:04

Fernando Rogala


Relacionadas

Agricultura familiar sustenta programas sociais no Paraná

CNA orienta produtores sobre o coronavírus pelo Whatsapp

Castrolanda tem novo Diretor Executivo

Agronegócio é responsável por 33,9% do PIB paranaense
Produção de soja na região deverá ser a maior da história
Cescage realiza Dia de Campo neste sábado
Estado regulamenta selo para agroindústrias familiares
Início das operações no Tocantins ocorreu em 2016 Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Na ocasião também será inaugurada uma estação experimental que levará ganho em pesquisa para melhoria da produção na região

Um dos principais objetivos da Frísia quando se instalou em Paraíso do Tocantins (63 km de distância de Palmas) em 2016 era levar a experiência da mais antiga cooperativa paranaense, gerando informações para os produtores locais. Nesse período, a cooperativa inaugurou um moderno entreposto de grãos, realizou dias de campo junto à Fundação ABC e conquistou novos cooperados. Hoje, dia 14 de fevereiro, o ponto alto desse trabalho será o 1º Show Tecnológico Cerrado.

O gerente de Negócios Agrícolas da Frísia, Marcelo Cortês Cavazotti, afirma que os 95 anos de história da cooperativa estão se estendendo para o Tocantins e que o evento irá “entregar” informação técnica de qualidade para os cooperados e demais produtores da região. “É uma oportunidade ímpar para eles conseguirem ver anos de pesquisa”. Cavazotti lembra que os produtores daquela região têm mais de 50 variedades de soja para ver a nível de campo, assim o Show Tecnológico será uma forma deles terem mais conhecimento sobre, por exemplo, a variedade ideal, a melhor época para plantio, entre outras questões.

Outro objetivo é mostrar o quão a Frísia pode agregar no negócio deles. “O cliente cooperado e o fornecedor da cooperativa sentam no mesmo lado da mesa, juntos nós brigamos pelo mesmo bem comum. O agricultor tem a segurança que a soja está lá para ser vendida no momento que achar melhor”, explica.

No evento, estarão presentes o diretor-presidente da Frísia, Renato Greidanus; o diretor vice-presidente, Gaspar de Geus; diretores agrícolas; e coordenadores.


Campo Experimental

Luís Henrique Penckowski, gerente técnico de Pesquisa da Fundação ABC, destaca que no período da manhã, o Show Tecnológico terá atividades de campo, com as quatro estações da Fundação ABC. Já no período da tarde, será a inauguração oficial do Campo Experimental com o descerramento da placa e palestra principal com a jornalista Kellen Severo.

Na última safra, 19/20, vendo que há possibilidade de crescimento da produção, a Frísia investiu na construção de um campo experimental junto com a Fundação ABC, que fica anexo ao entreposto na cooperativa em Paraíso do Tocantins. “Com a estrutura do campo experimental, surge a oportunidade de mostrar nosso trabalho na região, resultado de um trabalho de 35 anos que a Fundação realiza nos Campos Gerais”, destaca o gerente técnico.

Informações da Assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Recomendados