Unium se mantém como a 2ª maior produtora de leite do país | aRede
PUBLICIDADE

Unium se mantém como a 2ª maior produtora de leite do país

Captação de leite cresceu em quase 8 milhões de litros em 2021 e se manteve, pelo segundo ano seguido, como vice-líder nacional

Unium possui três Unidades de Beneficiamento de Leite
Unium possui três Unidades de Beneficiamento de Leite -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Captação de leite cresceu em quase 8 milhões de litros em 2021 e se manteve, pelo segundo ano seguido, como vice-líder nacional

A Unium, marca da industrialização da união das cooperativas Capal, Castrolanda e Frísia, se manteve na segunda colocação nacional da produção de leite, com 1,3 bilhão de litros produzidos no ano passado. A informação é da Associação Brasileira de Produtores de Leite (Abraleite), que divulgou, na última semana, o resultado do 25º Ranking das Maiores Empresas de Laticínios do Brasil em 2021. Das 13 empresas participantes, somente duas apresentaram crescimento no volume de captação, dentre elas a Unium, que cresceu 0,6% em relação a 2020, refletindo em um aumento de aproximadamente 7,8 milhões de litros produzidos por ano. 

Do valor total da Unium, 878 milhões de litros foram originários de produtores das cooperativas integrantes da Unium, ao passo que 422 milhões foram adquiridos de parceiros. Também é o segundo maior valor de produção nacional, atrás da líder, que produziu 1,11 bilhão de litros originários de produtores próprios. A Unium atualmente conta com 991 produtores próprios de leite.

Conforme o levantamento da Abraleite, a cadeia do leite das cooperativas integrantes da Unium apresentam crescimento tanto em qualidade quanto em volume. Em termos de produtividade por produtor, a marca segue na liderança nacional, com média de 2.428 litros de leite gerados por produtor no dia - 18% a mais que em 2020; segundo maior crescimento entre as empresas que constam no ranking. Apenas por efeitos de comparação, por exemplo, a líder nacional teve uma média de 344 litros por produtor por dia.

Atualmente, a produção dos cooperados da Unium é comercializada por meio de duas marcas de lácteos: Naturalle e Colônia Holandesa. Para Edmilton Aguiar Lemos, superintendente de Operações Lácteas da Unium, o reconhecimento da qualidade dos produtos é consequência da dedicação de todos os cooperados que fornecem matéria prima de leite. “O resultado se deve também ao modelo de negócios da Unium. Ao trazer para o Brasil o modelo de intercooperação e com os resultados recentes em diversos setores, mostra-se que foi uma decisão acertada e que tende a crescer no mercado”, ressaltou o superintendente.

Produção de leite teve queda devido à baixa no consumo

A liderança nacional é da Laticínio Bela Vista, dona de marcas como a Piracanjuba, que captou 1,75 bilhão de litros, valor 2,5% inferior ao registrado em 2020. Em âmbito nacional, o volume de leite processado pelas 13 maiores empresas do setor de laticínios do país atingiu 7,7 bilhões de litros em 2021 (47% do total produzido de leite no país), valor que caiu 3,5% na comparação com o total de 2020. Essa queda é atribuída à redução do consumo de lácteos no Brasil, informou a Abraleite, decorrente da queda na renda das famílias em 2021.

A Unium

Marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, a Unium representa os projetos nos quais as cooperativas paranaenses atuam em parceria. Todas as marcas são reconhecidas pela excelência de seus produtos. Entre elas estão: Alegra (carne suína), Colaso, Colônia Holandesa e Naturale (lácteos) e Herança Holandesa (farinha de trigo). Todas as indústrias da Unium cumprem elevados padrões de exigência e são certificadas pelas principais instituições nacionais e internacionais de controle de qualidade. 

Com informações das assessorias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE