Iluminando e decorando com abajures | aRede
PUBLICIDADE

Iluminando e decorando com abajures

Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O abajur é um clássico que enriquece, traz mais aconchego e harmonia aos espaços. Além disso, agrega charme e sofisticação com sua capacidade de formar vários cenários diferentes no mesmo local por meio de sua luz difusa e amarela. Utilizado durante muito tempo para completar a iluminação, hoje, o abajur ganhou maior apelo estético e se tornou também importante peça decorativa.

“Os abajures tem hoje duas importantes funções nos ambientes: iluminar e decorar. Para uma iluminação eficiente no espaço, o ideal é usar um abajur de cúpula clara, pois elas irradiam melhor a luz. Já os abajures com cúpula escura são esteticamente mais bonitos e desempenham melhor o papel decorativo, sendo – portanto - necessárias outras fontes de luz”, explicam as profissionais Adriana e Alessandra Morávia, do escritório Morávia Arquitetura e Interiores.

A arquiteta Ivana Seabra dá dicas de como lançar mão dessa peça em ambientes diferentes do lar. “No quarto, o abajur deve ser inserido ao lado da cama e seu tamanho precisa ser proporcional ao do criado que ele irá ocupar”, ensina Ivana. Já na sala de estar, essa peça tem mais apelo decorativo, por isso, pode ser maior e colorido. “Na sala, ele pode aparecer em mesas laterais e de centro e ser um dos destaques do décor”, ensina a profissional.

Nos cantinhos destinados à leitura, a luz do abajur é muito importante e merece atenção especial. “O ideal é que o abajur forneça uma luz indireta e agradável. As lâmpadas de tom amarelado são mais confortáveis a nossa visão. A cor da lâmpada está relacionada à temperatura de cor. Quanto maior a temperatura, mais fria e mais azulada será a cor emitida pela lâmpada. Além disso, é indicado optar por lâmpadas que não esquentam muito. Pois – dessa forma - se consegue ler por mais tempo. As incandescentes e halógenas geram muito calor enquanto que as leds e fluorescentes, além de serem econômicas, esquentam bem menos”, alerta a arquiteta Adriana Morávia.

Com essas dicas, basta escolher o modelo mais adequado para ter um ambiente agradável e criativo. Vale lembrar que a ajuda profissional é indispensável para um resultado melhor e uma decoração mais harmônica.

Informações da assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE