T-shirt vira febre entre as mulheres | aRede
PUBLICIDADE

T-shirt vira febre entre as mulheres

Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Você sabia que a camiseta até o início do século passado era usada somente como peça íntima?
Durante a Antiguidade, os romanos usavam uma túnica dupla, chamada camisa, a ancestral da atual camiseta. Esta peça era sempre branca e feita em linho, sendo utilizada por baixo das túnicas para proteger da transpiração. Outro motivo vem pelo fato destas túnicas serem muito ricas em bordados com ouro, prata e pedras preciosas, o que impedia que fossem lavadas, portanto a camisa era usada por baixo para não sujar as roupas de cima.

Já no século 19 a peça passa a ser destinada também para outros fins, tais como o batizado, além de ser a única vestimenta usada por crianças até os 5 anos.
No início do século 20, trabalhadores braçais passam a usar a camiseta para trabalhar, a fim de não rasgar as camisas de passeio.

Mas foi a partir da primeira guerra mundial que a camiseta começa a ganhar o mundo. Primeiramente eram usadas somente pelos soldados europeus por baixo dos uniformes, pois era confortáveis e feitas de algodão. Em seguida os Norte Americanos, adoram a novidade pois costumavam usar uniformes pesados de lã mesmo nos dias mais quentes e levam a novidade para os Estados Unidos.
O design em formato de T leva a peça a ficar conhecida como T-shirt, em inglês.

Já na segunda Guerra Mundial a camiseta torna-se a peça-chave nos uniformes da Marinha e do Exército Americano o que permite ao público ver os soldados com a peça em revistas e imagens que retratam os mesmos em trabalhos mais braçais.

Por fim em 1951 o ator Marlon Brando aparece de camiseta no filme Um Bonde Chamado Desejo e a partir de então a camiseta sem o uso da camisa por cima passa a fazer parte da indumentária das pessoas de maneira geral.

Em 1955 o ítem torna-se retrato de rebeldia e contestação após ser usado por James Dean em Juventude Transviada e seguindo o mesmo princípio, na década de 60 passa a ser usada como representante dos movimentos anti-guerra e a favor da liberdade. É a partir deste momento que a camiseta ganha vida e passa a ter cores psicodélicas e mensagens pacíficas. Outro marco fica por conta das mulheres que começaram a usar esta peça, a tornando unissex.

Nos anos 70 as camisetas são usadas como meio de expressão da juventude, tanto quanto como meio de propaganda, carregando logos e demais símbolos de marcas, especialmente as de refrigerante.

Na década de 80 as logos que aparecem são de grifes, essas marcas veem grandes e em destaque, caracterizando a década dos yuppies, jovens ligados ao consumismo, individualismo e ostentação do dinheiro e do poder. O que se perde nos anos seguintes, pois os anos 90 são marcados pela falta de ideologia onde os jovens usavam roupas largas e as camisetas passam a ser usadas por todos os segmentos da sociedade.

Já no início dos anos 2000 a camiseta continuou democrática, dando espaço para a customização.
Camiseta deve ser a peça mais importante do guarda-roupa
Atualmente a camiseta é a peça mais importante do closet, ela vem democrática e abrangendo todos os estilos e idades. Com modelagens variadas e estampas com frases, personagens, print floral, étnico ou rabiscos em geral. As mais modernas vêm alongadas, são chamadas as maxi tees, podendo chegar até o tornozelo, com maxi fendas nas laterais, podem ser usadas com tênis ou alpargatas e são garantia de estilo e modernidade. Uma dica é misturar t-shirts com peças mais sofisticadas como calça de alfaiataria em modelagem skinny, ou até mesmo optar por camisetas em tecido nobre como a seda pura. Se até a grife Chanel apostou nessa peça para sua coleção inverno 2017, por que não aderir a esta peça atemporal e super democrática que vai do look casual até o mais sofisticado?!

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE