Castro lidera ranking de produção leiteira nacional | aRede
PUBLICIDADE

Castro lidera ranking de produção leiteira nacional

Castro aparece como maior produtora de leite do país
Castro aparece como maior produtora de leite do país -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com 250 milhões de litros produzidos, ‘Capital do Leite’ amplia liderança em 100 milhões de litros.

O município de Castro amplia, anualmente, sua liderança nacional na produção leiteira. Segundo o ranking da produção nacional de leite, por estado, divulgado pelo IBGE, relativo ao ano de 2015, a ‘Capital do Leite’ fechou o ano com uma produção total de 250 milhões de litros do líquido. O valor é 4,6% superior ao registrado em 2014, de 239 milhões litros. A distância para a segunda colocada também foi ampliada, já que, em 2014, o município mineiro de Piracanjuba produziu 154 milhões litros, e, no ano passado, Patos de Minas produziu 149,6 milhões de litros.

Outro grande destaque nacional foi de outro município da região. Carambeí saltou da quinta para a terceira posição no ranking nacional dos maiores produtores. O volume produzido saltou de 130 para 140 milhões de litros, em uma alta de 7,7%. Tais altas regionais ocorreram mesmo diante de um cenário de retração nacional, de queda de 0,4% em todo o país. Tais números auxiliaram a impulsionar o desempenho estadual, fazendo com que o Paraná superasse o Rio Grande do Sul para assumir a segunda colocação no ranking nacional entre os maiores estados produtores, ficando atrás somente de Minas Gerais.

Ao passar de 4,53 bilhões de litros produzidos em 2014, para 4,66 bilhões de litros em 2015, superou o estado gaúcho que apresentou uma discreta queda, de 4,68 para 4,59 bilhões de litros produzidos no período de um ano. O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, lembra que o Paraná vem investindo nos últimos anos para fortalecer a cadeia produtiva do leite. Segundo Ortigara, o leite produzido em Castro é disputado por laticínios de outros Estados, que valorizam a qualidade do produto desta bacia leiteira para derivados lácteos de elevado padrão.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE