Sindicato dos servidores anuncia greve para 5 de maio | aRede
PUBLICIDADE

Sindicato dos servidores anuncia greve para 5 de maio

Gabriel Sartini

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os servidores públicos municipais de Irati, na região dos Campos Gerais, vão entrar em greve a partir do dia 5 de maio, caso a Prefeitura não faça uma boa proposta de reajuste salarial. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Irati (Sismi) deliberou a paralisação na última quinta-feira (24), em assembleia geral da categoria. Na tarde de ontem (25), o prefeito Odilon Burgath (PT) se disse surpreso com a decisão e voltou a considerar o aumento impossível de “ser concedido neste primeiro momento”.

A categoria pede 7,9%, mas a Prefeitura argumenta que o comprometimento da receita com a folha de pagamento impede até mesmo a reposição da inflação durante a data base de maio. De acordo com o Executivo, o reajuste impactaria negativamente na Lei de Responsabilidade Fiscal. O governo municipal destaca que já está programado um reajuste de 7,3% em junho para compensar a defasagem salarial dos funcionários de quase duas décadas.

No acordo, firmado em 2013 pelo Executivo Municipal com o Sismi, conhecido como “Ação dos 35%”, a Prefeitura se comprometeu em solucionar um processo que se arrastava por 18 anos. Somente em 2013, os funcionários tiveram aproximadamente 16,5% aumento, em dois meses, será paga mais uma parcela do acordo no valor de 7,3%.

Entretanto, o sindicato insiste em separar a “Ação dos 35%”. Além dos 7,3% de junho, a categoria espera receber um aumento de 7,9% em maio. “Nós temos um acordo judicial a cumprir, e a negativa de reajuste neste momento não significa que no decorrer do ano não possamos voltar a negociar”, frisa Odilon.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE