Caminhada contra abuso sexual reúne centenas de pessoas | aRede
PUBLICIDADE

Caminhada contra abuso sexual reúne centenas de pessoas

Gabriel Sartini

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Centenas de pessoas participaram nesta sexta-feira (16) da passeata de mobilização pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data lembrada em 18 de maio. A caminhada foi promovida pela Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social e pela Rede de Enfrentamento à Violência e teve concentração em dois pontos distintos, para facilitar a participação da comunidade: um grupo saiu do Centro da Juventude Wallace Thadeu de Mello e Silva e outro da Prefeitura de Castro. Os dois grupos seguiram com destino ao Parque Lacustre, onde aconteceram apresentações de dança de alunos das escolas municipais Dalila Ayres e José Antonio Flygare Telles. A atividade contou com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

A assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Aconchego e integrante da Rede de Enfrentamento à Violência, Evelyn Pacheco Taques, explica que na próxima semana as ações continuam, com uma blitz no centro da cidade, em que serão entregues adesivos à população. Uma palestra programada para acontecer em junho também discutirá sobre abuso. “É muito importante discutirmos este assunto. A questão do abuso deve ser tratada com as crianças e adolescentes, além da comunidade, que tem papel fundamental na denúncia dos casos. Quanto mais informação e orientação as pessoas tiverem, mais fácil é enfrentarmos este problema”, afirma o prefeito Reinaldo Cardoso.

Além da caminhada, novamente neste ano o trabalho envolveu escolas estaduais e particulares e empresários. A proposta era que o assunto fosse desenvolvido nas salas de aula. Para completar o trabalho, diversas lojas cederam suas vitrines para que as turmas pudessem decorá-las, trabalhando o tema da campanha.

Entre os participantes da passeata estiveram os adolescentes que participam das atividades desenvolvidas na Casa da Criança Padre Marcello Quilici. Eles levaram para as ruas diversos cartazes com frases que abordaram o tema. “Quando nos unimos, como acontece na caminhada, isso mostra que queremos lutar contra este problema, que não aceitamos situações de abuso e conscientizamos a população para que participe”, opina Jéssica de Fátima da Silva.

O coordenador da Casa da Criança e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Adriano Roberto dos Santos, explica que o tema é constantemente abordado na entidade. “Temos um trabalho permanente com as crianças e adolescentes sobre valores, respeito e cuidados que devem tomar. É um debate que acontece durante o ano todo nas mais diversas oficinas”, exalta.

De acordo com Evelyn, em 2013 o Creas Aconchego realizou o atendimento a 35 crianças e adolescentes que foram vítimas de abuso ou exploração sexual. Neste ano, já foram atendidos nove casos. A assistente social explica que o Creas atende vítimas encaminhadas pelo Conselho Tutelar e outros órgãos. O objetivo é orientar, proteger e acompanhar crianças e adolescentes vítimas de abuso e suas famílias.

Denúncias

Para a secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Ludiele Marcowicz, o envolvimento da sociedade é fundamental. “O objetivo é incentivar que as pessoas denunciem casos de abuso e nos ajudem a combater estas situações”, aponta.

Denúncias de exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas pelo Disque 100 e 181, ao Conselho Tutelar - 3906-2106 ou 9971-3633 - e ao Creas Aconchego, no 3906-2080.

A Rede de Enfrentamento à Violência também contribui nas ações. A Rede foi implantada neste ano através da Lei 2822/2012 - que alterou a Lei 175/2008 – e reúne profissionais de diversos setores que discutem as situações de violência no município e formas de enfrentamento. As reuniões são mensais, na primeira segunda-feira do mês, no Centro de Convivência Padre Lívio Donati. Informações sobre a Rede podem ser obtidas no 3906-2102.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE