PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

ExpoFrísia deverá atrair 10 mil pessoas até amanhã

Campos Gerais

29 de maio de 2014 10:00

Gabriel Sartini


Relacionadas

83 mil contribuintes têm duas semanas para declarar o IR

Unidades de Saúde de Arapoti recebem investimento

Homem é preso após tentativa de furto em Piraí do Sul

Motociclista sofre lesões graves em acidente na PR-438
Reserva inicia 'Campanha do Agasalho' nesta segunda-feira
Menino de dois anos morre atropelado na região
Brasil Sabor conta com 11 empresas dos Campos Gerais
PUBLICIDADE

Está marcada para as 11 horas desta quinta-feira a cerimônia oficial de abertura da edição 2014 da ExpoFrísia - Exposição Agropecuária de Carambeí. O evento, que será realizado no Pavilhão de Exposições Frísia, no Parque Histórico de Carambeí, contará com a presença de autoridades políticas, empresariais, do setor leiteiro, presidentes de cooperativas da região e representantes de órgãos estaduais. Com novas atrações nesta edição, a expectativa é de que o fluxo de pessoas seja três vezes superior à registrada em 2013, atraindo mais de 10 mil pessoas.

O Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, apesar de não estar presente e ser representado por Laertes Bianchesi, chefe do Núcleo regional da SEAB em Ponta Grossa, destaca a relevância do evento em termos nacionais. “Falamos da mais desenvolvida bacia leiteira do Brasil, com alta genética, muita gestão e alto desempenho. Considero todas as formas de evento agropecuário como muito benéfico, porque oportuniza o mundo de negócios e permite mostrar ao público urbano como a vida rural se desenvolve. Tenho recomendado a todas as propriedades que, se puderem, destinem parte de seu investimento para produzir leite, para compor o quadro de receitas”, declara Ortigara.

Neste ano, além dos animais da raça holandesa - como o evento já ficou caracterizado desde a primeira edição – haverá o julgamento dos animais da raça jersey, o que irá potencializar a movimentação de pessoas. No total, para o julgamento, foram recebidos 235 animais da raça holandesa e outros 65 da raça jersey. A expectativa é de que a maior movimentação seja registrada entre hoje e amanhã. “O tempo está colaborando e o público já está comparecendo em massa. Mas nesta quinta e sexta deveremos ter maior frequência”, declara Eldo Berger, gerente de pecuária da Cooperativa Batavo e um dos organizadores do evento. Os julgamentos têm início às 13 horas.

Neste ano, uma das principais atrações entre as mais de 45 empresas expositoras, está a automatização pecuária. “Temos máquinas de ordenhas automatizadas, que é o que há de mais avançado: assim como há a agricultura de precisão, há a ordenha de precisão. Temos até robôs para alimentar as vacas”, conclui Berger.

Informações do Jornal da Manhã.

PUBLICIDADE

Recomendados