Após temporal, Tibagi decreta situação de emergência | aRede
PUBLICIDADE

Após temporal, Tibagi decreta situação de emergência

Mário Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A prefeita de Tibagi, Angela Mercer de Mello, decretou situação de emergência em toda área do município de Tibagi que, segundo dados oficiais, afetou 3.800 pessoas. Através do Decreto 400 foi reconhecida a existência de estado de emergência por decorrência das fortes chuvas de granizo e torrenciais acompanhadas com um devastador vendaval que provocou muitos danos e prejuízos ocasionando destelhamento, inundações e destruição.

“Nossa equipe já trabalha com foco redobrado, principalmente no interior do município, onde algumas áreas rurais foram bastante prejudicadas. O volume da chuva foi tão grande que deixou a situação bastante agravada”, justifica a prefeita. “Estamos desempenhando ações para amenizar o sofrimento das famílias atingidas”, pontua.

De acordo com informações da Defesa Civil, alguns imóveis residenciais foram interditados, além de casas comerciais, rurais, Unidades Básicas de Saúde, Hospital Luiza Borba Carneiro, Parque Municipal de máquinas e veículos, Escolas Municipais, Estaduais e Quiosques de Informações destruindo a torre principal de transmissão de informações do programa Tibagi Digital, agricultura e pecuária de corte e leite.

Na área rural, as comunidades mais atingidas foram Arroio Grande, Barreiro, Vila Samolão, Limeira, Cachoeirão, Pinheiro Seco, Boa Vista, Serra, Gaias, Campina Alta, São Domingos e Guartelá. “O Decreto terá vigência de trinta (30) dias, podendo ser prorrogado”, ressalta o secretário de Administração e diretor de Operações da Comissão de Defesa Civil de Tibagi, Luiz Augusto Ciola.

Vários prédios públicos também foram atingidos como o Hospital Luiza Borba Carneiro, Centro de Saúde da Mulher e da Criança, Bombeiros Comunitários, Pátio de Máquinas da Prefeitura e sede do Recicla Tibagi. Também junto ao prédio da Prefeitura o vento derrubou a torre de transmissão do Programa Tibagi Digital, deixando os mais de 600 usuários sem acesso à rede de internet.

Em toda a cidade houve registros de quedas de árvores e postes, deixando bairros sem energia elétrica até a manhã de hoje. Os ventos afetaram mais de 100 imóveis, entre casas e estabelecimentos comerciais que sofreram danos à estrutura. Os cidadãos que tiveram prejuízos a suas casas e necessitam de auxílio estão sendo atendidos pela Prefeitura desde a noite de ontem, na secretaria de Urbanismo e Obras Públicas, localizada na Avenida Manoel das Dores.

De maneira emergencial, foram distribuídas lonas para a cobertura das casas destelhadas, assim como telhas para o conserto de coberturas. Estima-se que mais de 300 árvores foram danificadas, muitas delas árvores centenárias arrancadas pela raiz. Equipes da prefeitura estão realizando o trabalho de corte e limpeza nas ruas.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE