Projeto visa o fortalecimento da apicultura em Irati | aRede
PUBLICIDADE

Projeto visa o fortalecimento da apicultura em Irati

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A parceria entre Unicentro, Prefeitura Municipal de Irati e Secretaria Municipal de Abastecimento (SEAB) vem rendendo bons frutos. Nos dias 4 e 25 de setembro, foi realizado o empréstimo de 150 caixas de abelhas e mais 15 kits de apicultura para duas associações de agricultores de Irati: a Associação dos Grupos de Agricultura Ecológica São Francisco de Assis (ASSIS) e a Associação Comunitária Regional do Guamirim.

Cada kit contém dez caixas de abelhas novas, com ninho e melgueiras, um macacão e um par de luvas de apicultor, baldes novos para envase do mel, extrator de pólen e extrator de própolis, além de, de cera alveolada.

A parceria com a Unicentro acontece por meio do Projeto Imbituvão, do setor de Engenharia Florestal, pelo Laboratório de Manejo Florestal e é financiado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Tem como objetivo atuar diretamente na questão da produção, qualidade de vida, geração de renda e conservação ambiental, buscando a valorização da floresta nativa e a sustentabilidade da pequena propriedade rural que promova o desenvolvimento rural da região centro-sul do Paraná.

Os apicultores beneficiados fazem parte de grupo que passou por capacitação técnica e receberam a visita da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar de Irati para se adaptarem às exigências da Vigilância Sanitária Municipal. Esses apicultores estão sendo cadastrados, recebem treinamento e apoio técnico, logístico e material para fortalecerem o setor apícola no município.

Para o secretário Cláudio Ramos, essas parcerias são de extrema importância, pois conseguem agregar numa mesma atividade “os centros de ensino e pesquisa, know-how da Unicentro, os poderes públicos - estadual e municipal - assim como, fortalecem o protagonismo das organizações camponesas, no caso das duas associações de agricultores. Além de ainda trabalhar com questões centrais, como geração de renda, manutenção da família no campo, sustentabilidade ambiental e qualidade de vida”, explica Claudio

Já o gerente técnico do Projeto Imbituvão, Carlos Henrique Boscardin Nauiack, acredita ser fundamental para a manutenção e conservação das Florestas de Araucária o desenvolvimento de ações que busquem o fortalecimento do uso sustentável da florestal, como é o caso da apicultura.

Outros apicultores ainda serão cadastrados no projeto. Para isso, basta procurar a Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar para conhecer melhor o projeto, a agenda de capacitações técnicas e solicitar uma visita a sua propriedade.

Informações da assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE