Professora resgata história de escola centenária de Ipiranga | aRede
PUBLICIDADE

Professora resgata história de escola centenária de Ipiranga

Gabriel Sartini

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A cidade de Ipiranga, na região dos Campos Gerais, comemora neste sábado (25) os cem anos do Colégio Estadual Dr. Claudino dos Santos com o lançamento do livro “O grupo escolar Dr. Claudino dos Santos: sua arquitetura, seu significado e significação”, da professora Nayane Sikoski Denck. O evento tem início às 19h e acontece no Clube Asdecopi, no centro da cidade.


A obra, que leva o selo da Editora Estúdio Texto, relata a história do prédio que abrigou o Grupo Escolar Dr. Claudino dos Santos, o primeiro espaço apropriado para ensinar em Ipiranga. Através de pesquisas documentais e entrevistas com pessoas que frequentaram e frequentam o local, Nayane revela detalhes da construção, os laços de afetividade e o valor simbólico adquirido com o passar dos anos, que levou a população a lutar pela sua preservação.

Localizado na área central da cidade, o monumento histórico tornou-se símbolo da educação da época da República, que propunha a construção de uma nova nação, em busca da ordem e do progresso. Após o tombamento e restauração, o prédio passou a abrigar a Casa da Cultura. “Apesar de algumas pessoas questionarem sua atual utilização, as atividades ali realizadas continuam promovendo o aprendizado, a cultura, a formação, além de ser depositário das memórias de quem trabalhou, ensinou e aprendeu naquele local”, comenta a autora.

Para Elizabeth Johansen, professora do departamento de História da UEPG e diretora do Museu Campos Gerais, a pesquisa de Nayane não ficou restrita somente a informações frias. “Encontramos nas páginas do livro o calor da vivência humana, das experiências realizadas, às vezes alegres, às vezes nem sempre. Nayane nos traz, portanto, o cotidiano vivido e experimentado por todos aqueles que passaram pelos muros do Grupo Escolar Dr. Claudino dos Santos até a sua transformação e ressignificação em Casa da Cultura.”, destaca Elizabeth, prefaciadora do livro.

Serviço:

Data: 25 de outubro de 2014, às 19h

Local: Clube Asdecopi

Endereço: Rua Alberto Blum, s/n, Centro – Ipiranga/PR

Obs.: Entrada mediante convite que pode ser adquirido no Colégio Estadual Dr. Claudino dos Santos

Informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE