Campus da UEPG em Telêmaco Borba completa 35 anos | aRede
PUBLICIDADE

Campus da UEPG em Telêmaco Borba completa 35 anos

O Campus Avançado da UEPG em Telêmaco Borba teve processo de criação em 1985, constituindo-se no primeiro da instituição

Reitor da UEPG participará do evento em Telêmaco Borba
Reitor da UEPG participará do evento em Telêmaco Borba -

João Vitor Rezende

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Campus Avançado da UEPG em Telêmaco Borba teve processo de criação em 1985, constituindo-se no primeiro da instituição

O Reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, participa nesta terça-feira (27 de novembro), às 19h, em Telêmaco Borba, da solenidade que marca os 35 anos do Campus Avançado da instituição naquele município. A criação do Campus da UEPG na cidade ocorreu em 1985, como o primeiro campus avançado da instituição. A agenda do Reitor inicia, às 17h, quando da visita ao prefeito de Telêmaco Borba, Marcio Artur de Matos. O professor Miguel define o Campus do Município como um exemplo de continuidade dentro das políticas de oferta de cursos universitários fora da sede. Ele ainda acentua que a visita à Prefeitura de Telêmaco Borba é a oportunidade para estabelecer parcerias e registrar quais as próximas demandas para o município.

O professor do Departamento de Direito Processual da UEPG, Kleber Cazzaro coordena o Campus de Telêmaco Borba, ele assumiu, no dia 31 de agosto, para mandato (2018-2022). Ao destacar a celebração da data histórica do Campus Avançado, o coordenador evidencia nessa trajetória a participação de Telêmaco Borba, que sempre cumpriu fielmente os convênios firmados com a UEPG. Neste aspecto, Cazzaro frisa o empenho do município em oferecer a infraestrutura e apoio necessários para o bom funcionamento e a qualidade crescente na formação dos alunos do Campus.

Considerando o significado da data festiva, o professor registra que, com a implantação dos Campi Avançados a UEPG visa a atender à demanda regional, com a oferta de cursos por período determinado, três ou quatro edições de vestibular. O coordenador explica que os cursos são trocados por outros, posteriormente, a partir de real interesse, e sempre implantados mediante planejamento e pesquisas realizadas pelo município e aprovados pela universidade e o Governo Estadual. O que evidencia a preocupação da UEPG em ter postura e responsabilidade acadêmica no cumprimento de suas funções educacionais, culturais e sociais através da extensão – e da democratização do ensino superior nos municípios parceiros, como Telêmaco Borba, que vive as comemorações desses 35 anos de integração.

Trajetória do Campus

Quando da inauguração, em parceria com Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, o Campus Avançado ofertou dois cursos: Português/Inglês e Estudos Sociais. Em 1986 foi autorizada a implantação do Curso de Administração. A partir de 1992 foi autorizado o funcionamento dos cursos de Bacharelado em Ciências Contábeis, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia. . A partir de 1992, o Campus recebe os Cursos de Bacharelado em Ciências Contábeis, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia. O ano de 2000 marcou a autorização para o funcionamento do Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas. A implantação do curso de Licenciatura em Educação Física ocorreu em 2005; e em 2012 do Bacharelado em Administração com linha de formação em Comércio Exterior.

A solenidade de assinatura do decreto que autorizou a implantação do Curso de Administração – linha de formação em Comércio Exterior, no Campus da UEPG no município ocorreu em 19 de janeiro de 2012. Em 09 de fevereiro de 2018, a UEPG formou a última turma do curso de Administração do Campus de Telêmaco Borba. Vinte seis formandos participaram da solenidade realizada no Centro Cultural Eloah Naquela oportunidade, o prefeito Marcio Matos destacou a importância da UEPG para os estudantes de Telêmaco Borba e região Frisou a necessidade de ampliar as oportunidade de curso superiores no município. Também assinalou a conquista do curso de Direito que atraiu número expressivo no vestibular realizado em 2017. Participaram da cerimônia de formatura da última turma do curso no Campus, o coordenador do curso de Administração com Linha em Comércio Exterior professor Ubiratan da Costa Schier, a paraninfa professora Maria de Fátima Miranda, o patrono professor Fausi Azis Chagury, o nome de turma professor Lívio Marcel Queji, a paranifa espiritual Simone Cristina Costa e a professora homenageada Verlaine Lia Costa.

Direito no Campus

A oferta do curso de Direito no Campus manteve o vínculo da UEPG com a comunidade de Telêmaco Borba. O ato simbólico de lançamento do curso teve cerimônia, em 19 de setembro de 2017, com a assinatura da instalação do curso, por meio de convênio entre a UEPG e a Prefeitura. A oferta foi autorizada pelo Governo do Estado, através do decreto n° 7673, com três turmas consecutivas (50 vagas por ano), no período noturno a partir de 2018. A solenidade registrou as presenças do então secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni; reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas; vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli; prefeito Márcio Matos; e do deputado estadual Alexandre Cury.

O prefeito Márcio Matos salientou, na cerimônia, que a exemplo dos outros cursos ofertados pela UEPG em Telêmaco Borba, a graduação em Direito iria trazer desenvolvimento para a cidade e região, por meio da formação de profissionais qualificados. “Não podíamos nos desvincular da UEPG”, disse, destacando a participação do secretário João Carlos Gomes, do chefe da Casa Civil e do deputado Alexandre Curi na conquista da autorização governamental para a oferta do curso, já partir de 2018. Como médico, ele revelou o sonho de ter o curso de Medicina no município; e as metas, que definiu como mais imediatas, de ofertar também um curso superior em Administração Pública e dar à cidade um moderno Centro Educacional. O então reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, ressaltou a participação efetiva no processo, também, do coordenador do Campus de Telêmaco Borba, Fausi Azis Chagury, fazendo a ponte entre o município e UEPG. “Não podemos quebrar o vínculo com Telêmaco Borba”, disse o então Reitor.

Com informações da Assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE