aRede e JM firmam parceria com AMCG em projeto cultural | aRede
PUBLICIDADE

aRede e JM firmam parceria com AMCG em projeto cultural

Projeto está sendo realizado pela AMCG Cultura e visa resgatar as histórias contadas pela população mais antiga dos 19 municípios que compõem a AMCG

Projeto está sendo realizado pela AMCG Cultura e visa resgatar as histórias contadas pela população mais antiga dos 19 municípios que compõem a AMCG
Projeto está sendo realizado pela AMCG Cultura e visa resgatar as histórias contadas pela população mais antiga dos 19 municípios que compõem a AMCG -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Projeto está sendo realizado pela AMCG Cultura e visa resgatar as histórias contadas pela população mais antiga dos 19 municípios que compõem a AMCG

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) acaba de fechar parceria com o Jornal da Manhã e o Portal aRede para divulgar o projeto ‘Contos e Lendas dos Campos Gerais’. O projeto está sendo realizado pela AMCG Cultura e visa resgatar as histórias contadas pela população mais antiga dos 19 municípios que compõem a AMCG. “Estamos desde o último ano realizando rodas de conversa intergeracionais, onde a terceira idade conta para crianças em idade escolar sobre os causos da região”, conta o coordenador da AMCG Cultura, o secretário de Cultura, Turismo, Patrimônio Histórico e Relações Públicas de Palmeira, Waldir Joanassi Filho, lembrando que os municípios estão fazendo uma grande movimentação. “Essa é uma parte muito importante do projeto”, destaca, contabilizando a participação de mais de 5 mil crianças, 200 idosos e 100 rodas de conversa.

Para Joanassi, as Rodas de Conversa fazem com que as crianças valorizem a história de suas cidades. “Estamos destacando para as crianças a importância do resgate histórico, das questões que estão enraizadas na cultura imaterial dos nossos municípios”, completa. Os encontros intergeracionais, inclusive, estão sendo utilizados para incrementar as disciplinas escolares. “Em Carambeí a professora de português está utilizando os contos e lendas para atividades durante as aulas”, contou o diretor de Cultura de Carambeí, Rosnei Rodrigues de Oliveira.

O projeto já está gerando resultados. “A Rede Massa está veiculando aos sábados as lendas resgatadas nos municípios”, conta a diretora da AMCG Katiane Pires Ferancini. Cinco municípios já tiveram suas lendas divulgadas: Palmeira, Imbaú, Telêmaco Borba, Ivaí e Tibagi. O programa Tribuna da Massa do apresentador Jocelito Canto veicula duas lendas a cada edição do sábado do programa.

Além do envolvimento da comunidade e dos programas de TV, o projeto 'Contos e Lendas’ contará com uma publicação de livros. “Cada município escolheu entre a sua comunidade duas lendas. Uma está sendo contada na TV e outra fará parte de uma publicação”, antecipa a assessora de Cultura da AMCG, Danielle Teixeira. Os 19 livros farão parte de um box. “Teremos ainda a etapa em que faremos a escolha de um mascote do projeto. Este também entrará no box em forma de pelúcia”, fala, destacando o resgate histórico e a valorização da cultura da região dos Campos Gerais. Nesta etapa, os municípios irão envolver ainda seus artesãos.

O envolvimento da comunidade dos Campos Gerais não para após a realização das rodas de conversas e escolha das lendas. “Estamos convidando toda a população para contar os Contos e Lendas da região e compartilhar nas redes sociais com a #ContoseLendasdosCamposGerais”, conta Joanassi.

Parceria

A partir de hoje, toda semana você confere como foi o processo de resgate dos ‘Contos e Lendas dos Campos Gerais’ no Portal aRede e no Jornal da Manhã.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE