Turismo potencializa negócios na região | aRede
PUBLICIDADE

Turismo potencializa negócios na região

A Rede

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Um levantamento realizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur Campos Gerais) aponta importantes avanços no setor, ao longo das últimas duas décadas. As estatísticas são resultado do documento “Paraná – Estudo Estatístico 20 Anos de Turismo”, elaborado em parceria com o Paraná Turismo (PRTUR) e o Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR).

Os números mostram que o turismo nos Campos Gerais vem se concretizando como uma atividade importante para o desenvolvimento local e regional, fato comprovado pela variação do número total de empresas e serviços em turismo que de 2006 até o final de 2014 superou os 42%, tendo a mesma média do Paraná.

Entre 2006 a 2012, o setor de aluguel de veículos teve a maior ascensão na região, apresentando um aumento em 85,7% no número de empresas. Já o ramo de alimentação teve um aumento de 55,3% em número de estabelecimentos, empresas recreativas cresceram em 44,7% e o setor de hospedagem apresentou elevação em 11,2% no mesmo período.

A região dos Campos Gerais apresentou variação positiva em 43,8% no percentual de empregos gerados na Cadeia Produtiva do Turismo, enquanto o Paraná apresentou um crescimento no período entre 2006 e 2012 de 41,6%.

O percentual de empregos em turismo verificado pelo Paraná foi de 4,50% frente ao total do Estado. Na região dos Campos Gerais, 3,91% do total de empregos são no turismo. A região contabilizava 6.671 empregos no Turismo em dezembro de 2012, representando variação de 43,83% em relação a 2006.

Para o presidente da Adetur Campos Gerais, Douglas Costa, isto se deve à forma de atuação da Entidade que atua em parceria com o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor, exaltando os trabalhos desenvolvidos na região pelo Sebrae, Associação dos Municípios dos Campos Gerais, associações empresariais, cooperativas e instituições de ensino como a Universidade Estadual de Ponta Grossa.

“Esses esforços resultaram em certificações de empreendimentos, criação e fortalecimento de redes empresariais, formação de profissionais e excelentes projetos de pesquisa e extensão, iniciativas que colocaram o nosso turismo em evidência”, afirma o presidente da Adetur Campos Gerais.

Pontos positivos para municípios

Os dois principais atrativos turísticos da região também apresentaram índices positivos entre nos últimos anos. Localizado nos municípios de Castro e Tibagi, o Parque Estadual do Guartelá teve um aumento de mais de 7 mil visitantes (7,8% ao ano) de 2007 para 2012, ano que obteve a maior demanda, registrando 20,4 mil visitantes. Já o Parque Estadual de Vila Velha, que ficou fechado para reformas nos anos de 2002 e 2003, vem recuperando o número de visitantes anualmente, tendo registrado mais de 60 mil visitantes em 2012. Outros pontos positivos foram a implantação do Parque Histórico de Carambeí, a revitalização da Fazenda Capão Alto em Castro, e o fortalecimento do carnaval de Tibagi.

Em Ponta Grossa

Ponta Grossa, maior cidade da região, com mais de 334 mil habitantes, registrou 3.734 empregos no setor de turismo, e alcançou o índice de 4,58% do total de empregos gerados. A taxa de ocupação hoteleira também apresentou crescimento, Ponta Grossa registrou um incremento de 41,4 % entre 1992 e 2012, com evolução anual de 1,7%, taxa acima das 1,4% de Curitiba.

Informações do Jornal da Manhã.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE