Escolas dão continuidade ao projeto Contos e Lendas | aRede
PUBLICIDADE

Escolas dão continuidade ao projeto Contos e Lendas

Idosos levaram ao conhecimento de 500 crianças, as lendas que fazem parte da história do município

Piraí leva mais de 500 crianças em contação de histórias do projeto ‘Contos e Lendas’
Piraí leva mais de 500 crianças em contação de histórias do projeto ‘Contos e Lendas’ -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Idosos levaram ao conhecimento de 500 crianças, as lendas que fazem parte da história do município

Alunos das Escolas Municipais Lucília Penteado, Jorge Vargas, Padre Anchieta e do CMEI Nadir Carneiro participaram do resgate dos ‘Contos e Lendas dos Campos Gerais’, projeto promovido pela AMCG Cultura. O município de Piraí do Sul conseguiu movimentar mais de 500 crianças com o projeto, além dos idosos que foram contar as suas histórias. Por lá, as Rodas de Conversas do município aconteceram nos meses de maio e junho.

Com esta intensa participação de alunos no projeto, as escolas estão dando continuidade ao resgate de histórias. A Escola Lucília Penteado, por exemplo, aproveitou os ‘Contos e Lendas’ para fazer outro projeto. “Ele veio ao encontro de outra proposta. Os alunos estão trabalhando com poesias, utilizando os contos para fazer suas rimas”, relatou a pedagoga Jussara Aparecida Liebel.

A Lenda escolhida para a gravação na Rede Massa foi encenada pelos próprios alunos. A Lenda do Bicão, conhecida por muitos piraienses, é que foi destacada na TV.

A historiadora Maria Beatriz Barbosa Búrigom, que foi uma das contadoras nas Rodas de Conversa, continua a ser procurada por outras escolas para contar as histórias. “Após a apresentação da TV fui procurada por outras escolas pedindo par eu ir até eles”, exultou, destacando a riqueza escondida e os heróis esquecidos que foram descobertos e relembrados com os ‘Contos e Lendas’.

Para Beatriz, participar do projeto foi uma grande oportunidade de divulgar coisas preciosas do município, e que, infelizmente, não são valorizadas. “Esse projeto trouxe o resgate daquilo que ficou esquecido mas que o povo gosta de conhecer e saber”, disse.

Para a professora Rosa Maria Priotto, que participou do resgate, o projeto ‘Contos e Lendas’ foi importantíssimo para as crianças conhecerem seu próprio município. “Foi maravilhoso na questão cultural e de conhecimento”, disse, destacando ainda que os causos fizeram com que os alunos reconhecessem geograficamente sua cidade. “Todos conheciam a lenda do Bicão, mas muitos não sabiam onde era”, relatou. A lenda do Bicão diz que quem toma de sua água acaba por voltar à cidade.

Além do Bicão, outros causos sobre locais de Piraí foram lembrados. O escritor Marcelo Milleo resgatou a história de uns dos primeiros moradores de Piraí do Sul, ainda quando era Sesmaria. “Quem chegava por aqui ia tomando posse”, contou às crianças durante uma das Rodas de Conversa, lembrando da época em que os Tropeiros passavam por lá.

História trata a época dos leprosos

A história escolhida para compor a coletânea de livros dos ‘Contos e Lendas dos Campos Gerais’ em Piraí do Sul é outra que revela um pouco da história do município. A Lenda da Santa Vica conta sobre a época em que a “grande praga” da lepra assolava o Brasil, e acabou acometendo também alguns piraienses, entre eles a jovem Olivia, da família Moreira Branco, que até os dias atuais possui influência na cidade, mas como a Santa Vica.

Veja como é a Lenda do Bicão na reportagem do Tribuna da Massa.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE