Projeto resgata a história do Tropeirismo em Carambeí | aRede
PUBLICIDADE

Projeto resgata a história do Tropeirismo em Carambeí

Atividade leva alunos a vivenciarem experiências além dos muros da escola

Atividade leva alunos a vivenciarem experiências além dos muros da escola
Atividade leva alunos a vivenciarem experiências além dos muros da escola -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Atividade leva alunos a vivenciarem experiências além dos muros da escola

A professora Marcia Hornes é uma referência no município quando o assunto é Programa Agrinho já foi premiada em edições anteriores e em 2017 ficou entre as finalistas do grande prêmio. Este ano a professora desenvolveu projetos com o tema Essência junto dos alunos do 4° ano B da Escola Municipal Professora Theresa Gaertner Seifarth onde realizou varias atividades com o envolvimento da escola e comunidade. O encerramento aconteceu no final de semana, dias 3 e 4, com a realização de uma mini cavalgada e acampamento tropeiro que contou com a participação dos alunos e pais. 

A professora Marcia relata que a mine cavalgada contou com a parceria de um grupo de cavaleiros de Carambeí que acompanharam as crianças da escola até a Chácara Horn, no bairro Boqueirão, onde estava montado um acampamento tropeiro. Ela revela  que a experiência tanto dos alunos como dos pais foi um grande aprendizado de como era o cotidiano dos tropeiros. "As crianças e suas famílias puderam degustar uma costela de fogo de chão, acompanhada de arroz carreteiro, para espantar o frio da madrugada aprenderam a fazer o café tropeiro e se aqueceram no calor da fogueira acompanhados de moda de viola e causos.  De manhãzinha todos tomaram café acompanhado de virado de feijão, linguiça e ovo frito, conta a professora. 

Para Marcia Hornes o projeto Essência possibilitou às crianças uma experiência inesquecível  por meio de todas as atividades. Ela ressalta que as crianças participaram de passeios em Castro onde visitaram o Igreja Matriz Sant'Ana, Museu do Tropeiro, Fazenda Capão Alto  e contaram com a companhia de idosos do CCI. "Foram passeios onde a experiência dos idosos contribuiu com o aprendizado dos alunos", lembra. Os alunos também elaboraram mini-livros e lapbooks onde registraram todas as etapas por meio de textos e desenhos. 

A professora argumenta que o projeto começou pela preocupação dos professores com o uso abusivo de celulares,  principalmente os jogos. "Estudamos os meios de comunicação e os tropeiros entraram como recheio, pois foram eles os primeiros mensageiro a cruzar os Campos Gerais. A eles eram confiados notícias, objetos e até fortunas pois eram homens de confiança e sua palavra era tratada no fio do bigode", detalha a professora. 

O projeto Essência trabalhou os impactos positivos e negativos das mídias sociais e jogos  e introduziu a este contexto a história do município com o resgate do tropeirismo e sua contribuição na formação do Paraná e das Comunicações

 Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE