AMCG busca ampliar ações de segurança na região

Campos Gerais

17 de agosto de 2019 16:51

Da Redação

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Bandidos assaltam posto de combustível em Carambeí

Bebê morre ao cair em buraco com água em Reserva

Teatro leva o tema inclusão para alunos de Tibagi

Fundação de Cultura reúne alunos de PG para contação
Parte do centro de Telêmaco deve ficar sem água nesta terça
Recuperação da PR-340 poderá ficar pronta em dezembro
Bombeiros de PG reforçam pedido de ajuda a Carambeí
Durante a reunião, o comandante da PM afirmou que em breve o aplicativo 190 deve ser lançados para facilitar o contato da sociedade com os policiais Foto: Reprodução AMCG
PUBLICIDADE

Representantes da associação estiveram reunidos com o comandante regional da Polícia Militar para discutir soluções

 

Os prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) estiveram em audiência com o tenente-coronel Edmauro Assunção na sexta-feira (17) para solicitar ações que demandem maior efetividade quanto à segurança da região. O tenente assumiu recentemente o comando do 4º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), que compreende 70 municípios do Paraná, entre eles os 19 da associação.

Desde que assumiu a AMCG, o prefeito Marcio de Mattos vem destacando as questões de segurança, quanto a capacidade e o real efetivo que atua nos Batalhões. “Temos que nos unir para tentar angariar soluções”, destacou.

Conforme o comandante, a defasagem no efetivo existe, mas os municípios podem ajudar com algumas ações. “Como a instalação de câmeras de segurança, ou até mesmo uma melhor iluminação”, disse.

Atualmente, o 4º CRPM conta com defasagem de 36% no efetivo, sendo somente no Batalhão de Telêmaco Borba 50% a defasagem. Para minimizar a falta de pessoal, o tenente-coronel antecipou que o governador do Estado, Ratinho Junior, realizará concurso público para a contratação de 2.542 novos agentes. “O secretário de segurança disse que sairá edital este ano”, disse.

Durante a sua explanação, o tenente-coronel mostrou os números, tanto de efetivo quanto de operações atendidas e citou ainda a distância geográfica de apoio grande que há entre os municípios do 4º CRPM. Para isso conta também com o apoio da população para ajudar. “Vamos lançar o aplicativo 190 para facilitar o contato da sociedade, que poderá nos enviar fotos e vídeos”, ressaltou, lembrando que o app está em fase de aplicação. Além do aplicativo, o comandante antecipou a centralização do 190, que irá liberar mais policiais, além de uma aeronave de apoio para a região.

Um dos assuntos abordados durante a audiência foi retomar a solicitação de transformar o Batalhão de Castro em uma companhia independente. “Há um estudo técnico com parecer favorável. Mas essa demanda deve ser retomada, já que depende de decreto do governo”, disse o comandante falando dos benefícios, como uma autonomia e um efetivo maior, “mas em médio prazo”.

Participaram da audiência, os prefeitos de Telêmaco Borba, Marcio de Matos; de Ipiranga, Luiz Blum; de Ortigueira, Lurdes Bannach; de Jaguariaíva, Juca Sloboda; de Imbaú, Lauir de Oliveira; de Piraí do Sul, José Carlos Sandrini; de Ventania, Helly Santiago e de Arapoti Nerilda Pena. Representantes da Prefeitura e do Conselho de Segurança de Carambeí , além de vereadores de Jaguariaíva estiveram presentes.


Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Recomendados

IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização
aRede aRede
aRede
aRede