5ª Brigada apoia atividades de escola de alto nível do Exército

Campos Gerais

08 de novembro de 2019 09:00

Daniele Ribeiro


Relacionadas

Comitê prepara diagnóstico da economia regional

PRF atende acidente com vítima em Rio Azul

Mulher morre após batida frontal na PR-092 em Arapoti

Terceiro caso de Covid-19 é confirmado em Palmeira
Em Carambeí, mulher morre atropelada na PR-151
Hospital de referência em Tibagi completa 60 anos de história
Live incentiva a atividade física na cidade de Carambeí
PUBLICIDADE

A ECEME é o Estabelecimento de Ensino de mais alto nível do Exército Brasileiro. Atividades incluem Exercício no Terreno e Estágio de Correspondente de Assuntos Militares

A 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, entre os dias 5 e 12 de novembro, em Ponta Grossa-PR e Rio Negro-PR, está apoiando o Pedido de Cooperação de Instrução da Escola de Comando e Estado-Maior do EXÉRCITO (ECEME).

A ECEME está localizada no Rio de Janeiro-RJ e é o Estabelecimento de Ensino de mais alto nível do Exército Brasileiro. Este ano, em seu Exercício no Terreno (ET) anualmente realizado em Ponta Grossa-PR, a escola trouxe à cidade pontagrossense 146 alunos do Curso de Altos Estudos Militares, 37 Oficiais Instrutores, 5 profissionais de imprensa que realizam em paralelo o Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (ECAM), 11 integrantes do Instituto Meira Matos e 8 Oficiais de nações estrangeiras (Moçambique, Paraguai, Guatemala, Paquistão, China, Estado Unidos da América, Argentina e Peru).

No contexto do ECAM, no dia 6 de novembro de 2019, os estagiários receberam palestrantes externos que colaboraram com o processo de ensino-aprendizagem. Uma equipe da Rede Massa de Televisão, composta pela jornalista Priscila Kotestki, pelo cinegrafista Márcio Elias, e pelo produtor Stiven Souza, compartilhou sua experiência cobrindo a Operação Boina Preta.

Na sequência, o Professor Doutor Helton Costa, da UniSecal, expôs a participação dos correspondentes de guerra ao longo da história, especialmente na cobertura das ações da FEB na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Por fim, o cinegrafista Paulo Martins, da RPC TV, mostrou como cobriu o cotidiano do Batalhão Brasileiro no Haiti.

Outro objetivo educacional para o período está agendado para a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em 11 de novembro, onde ocorrerá o Encontro de Integração Acadêmica em Defesa entre ECEME e UEPG, com inscrições no local. A 5ª Brigada de Cavalaria Blindada está atuando como elemento facilitador do processo ensino aprendizagem durante o período, buscando e integrando militares e civis, docentes, discentes e profissionais de imprensa durante as atividades, bem como operando os meios de transporte.

Informações Exército Brasileiro

PUBLICIDADE

Recomendados