5ª Brigada apoia atividades de escola de alto nível do Exército

Campos Gerais

08 de novembro de 2019 09:00

Daniele Ribeiro


Relacionadas

PRF realiza mais uma edição da Operação Serra Segura

Jaguariaíva integra pacote de desenvolvimento municipal

Telêmaco Borba terá desfile inédito para o 'Natal da Família'

Corretora de Seguros apresenta 85% de satisfação de clientes
Telêmaco elege novo presidente do Concidade
Jaguariaíva e Senai oferecem oportunidade de especialização
Tibagi monta comissão para elaboração de Plano de Cargos
PUBLICIDADE

A ECEME é o Estabelecimento de Ensino de mais alto nível do Exército Brasileiro. Atividades incluem Exercício no Terreno e Estágio de Correspondente de Assuntos Militares

A 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, entre os dias 5 e 12 de novembro, em Ponta Grossa-PR e Rio Negro-PR, está apoiando o Pedido de Cooperação de Instrução da Escola de Comando e Estado-Maior do EXÉRCITO (ECEME).

A ECEME está localizada no Rio de Janeiro-RJ e é o Estabelecimento de Ensino de mais alto nível do Exército Brasileiro. Este ano, em seu Exercício no Terreno (ET) anualmente realizado em Ponta Grossa-PR, a escola trouxe à cidade pontagrossense 146 alunos do Curso de Altos Estudos Militares, 37 Oficiais Instrutores, 5 profissionais de imprensa que realizam em paralelo o Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (ECAM), 11 integrantes do Instituto Meira Matos e 8 Oficiais de nações estrangeiras (Moçambique, Paraguai, Guatemala, Paquistão, China, Estado Unidos da América, Argentina e Peru).

No contexto do ECAM, no dia 6 de novembro de 2019, os estagiários receberam palestrantes externos que colaboraram com o processo de ensino-aprendizagem. Uma equipe da Rede Massa de Televisão, composta pela jornalista Priscila Kotestki, pelo cinegrafista Márcio Elias, e pelo produtor Stiven Souza, compartilhou sua experiência cobrindo a Operação Boina Preta.

Na sequência, o Professor Doutor Helton Costa, da UniSecal, expôs a participação dos correspondentes de guerra ao longo da história, especialmente na cobertura das ações da FEB na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Por fim, o cinegrafista Paulo Martins, da RPC TV, mostrou como cobriu o cotidiano do Batalhão Brasileiro no Haiti.

Outro objetivo educacional para o período está agendado para a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em 11 de novembro, onde ocorrerá o Encontro de Integração Acadêmica em Defesa entre ECEME e UEPG, com inscrições no local. A 5ª Brigada de Cavalaria Blindada está atuando como elemento facilitador do processo ensino aprendizagem durante o período, buscando e integrando militares e civis, docentes, discentes e profissionais de imprensa durante as atividades, bem como operando os meios de transporte.

Informações Exército Brasileiro

PUBLICIDADE

Recomendados

IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização
aRede aRede
aRede
aRede