Carambeí Digital recebe prêmio Projeto Inovador

Campos Gerais

21 de novembro de 2019 17:38

Da Redação


Relacionadas

Projeto estadual vai ajudar municípios a recuperar economia

Adolescente sofre lesões graves em acidente na BR-373

Jaguariaíva recebe obra de restauração da Casa da Cultura

Castro entrega primeira fase de obras em ciclovia
PM recupera veículos e apreende grande quantia em dinheiro
Novo CMEI é entregue para a população de Telêmaco Borba
Faturamento caiu para 76% das pequenas empresas
Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Município foi contemplado com a homenagem pelo quinto ano consecutivo.

Carambeí Digital, programa da Prefeitura Municipal, conquista pelo quinto ano consecutivo premiação outorgada no 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais que acontece em Cascavel nesta quinta e sexta-feira, 21 e 22. Carambeí e mais 15 municípios receberão o título de Projeto Inovador 2019, pela implantação de iniciativas tecnológicas na administração pública.

Na oportunidade o diretor do departamento Municipal de Informática, Edison Moura, participará do painel "Tecnologia Acelerando o Desenvolvimento Local", onde relatará o desenvolvimento do Carambeí Digital desde seu início em 2015 até os dias atuais.

Para o prefeito Osmar Blum, essa premiação é o reconhecimento de um trabalho iniciado há mais de cinco anos que vem evoluindo e apresentando resultados positivos com muitos dos serviços públicos interligados. Ressalta que além disso o acesso gratuito à internet alcançou centenas de pessoas, inclusive da zona rural. "É sobretudo um programa de inclusão digital", acrescenta Blum.

História

Carambeí Digital iniciou em 2015 com a criação do marco zero digital que foi um documento formalizado por meio de encontros com vários setores da comunidade, que definiu diretrizes para a implantação sem impor a vontade da administração pública e sim levou em conta as necessidades e ideias da população. Em 2016 foi montada as estruturas das 10 torres no perímetro urbano e rural para estabelecer uma rede de comunicação via rádio a qual interligou os órgãos públicos o que disponibilizou mais locais de acesso à internet gratuita (hot spots). Foi em 2017 que a internet chegou às casas na área urbana e no ano passado o sinal alcançou a região rural do Catanduvas.

O programa englobou também a implantação dos servidores em nuvem da Prefeitura, onde todos os sistemas e dados ficam armazenados em servidores da Amazon, o maior data center do mundo. Todos os dados estão disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana, com garantia de segurança, com backups e alta qualidade de conexão, facilitando o acesso dos usuários e dos munícipes. As Unidades Básicas de Saúde foram interligadas com a unidade central e com isso o sistema de atendimento se tornou mais ágil, seguro e trouxe mais comodidade ao usuário.

O programa Carambeí Digital, segue com a instalação de novas torres para atender outras localidades rurais como Santo André e São João, além da ampliação do sinal na região do Catanduva. 

Prêmios

Carambeí Digital já recebeu premiação, em 2018, na 6ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), da Receita Estadual, que homenageia os municípios com os melhores projetos de gestão. Pela Rede Cidade Digital é a quinta vez consecutiva que conquista a premiação como Projeto Inovador.

Informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Recomendados