Campanha contra o Aedes aegypti segue até 14 deste mês

Campos Gerais

02 de dezembro de 2019 15:40

Da Redação


Relacionadas

PIB da região cresce 11,2% e soma R$ 37,9 bilhões

Santuário de Piraí do Sul ganha novo espaço de visitação

Carambeí receberá novos equipamentos rodoviários

In Cursus treinamentos realiza workshop de liderança em Castro
Parque Histórico lança exposição virtual de acervo
Polícia Ambiental autua proprietário de terras em Piraí
Motorista é rendida e tem carro roubado na PR-151
Mobilização acontece em Telêmaco Borba e tem como objetivo diminuir a proliferação do mosquito na região Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Mobilização acontece em Telêmaco Borba e tem como objetivo diminuir a proliferação do mosquito na região

Todas a Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Telêmaco Borba participaram da ação de mobilização social – Dia D de combate ao Aedes aegypti no sábado (30). A campanha segue até o dia 14 de dezembro e terá diversas ações educativas, além da coleta de resíduos.

No sábado, as equipes visitaram as residências dos bairros entregando panfletos e orientando sobre da importância de eliminar o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika.

Para eliminar os criadouros do mosquito, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), quer contar com a participação da população que precisa aderir à campanha que tem o slogan '10 minutos contra a dengue – Tire esse tempinho para acabar de vez com a dengue'.

A SMS reforça que 10 minutos de cuidado semanais em nossas casas é suficiente para manter o ambiente livre do Aedes.

Em Telêmaco Borba, de acordo com dados da SMS, em 2015 foram confirmados 11 casos autóctones e 13 importados, em 2016 foram 8 casos autóctones e 10 importados, em 2018 somente um caso importado foi registrado e, neste ano três casos autóctones e seis importados foram notificados.

A partir do dia 2 ao dia 6 de dezembro serão realizadas ações educativas nas escolas municipais e palestras de orientação nas salas de espera da UBSs.

A coleta de resíduos será no dia 7 de dezembro no Jardim Bandeirantes, Área 6, Área 2 e Vila Isabel. No dia 14 de dezembro, a coleta será nos bairros Santa Rita, Cem Casas, CAIC e BNH. As 16 UBSs estão envolvidas nas atividades.

Vale reforçar que a maior parte dos foco de dengue são encontrados dentro dos imóveis. Toda fonte de água parada é potencial criadouro. Calhas entupidas, vasos de flores, vasos sanitários com pouco uso, ralos, resíduos espalhados no quintal, garrafas e recipientes armazenados de boca para cima, reservatório de água de geladeiras, de ar condicionado, caixas d’água mal tampadas, potes de água de animais que não sejam lavados semanalmente.

 Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Recomendados

IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização