Seminário irá incentivar o uso de biogás na região

Campos Gerais

17 de janeiro de 2020 20:49

Fernando Rogala


Relacionadas

IML identifica homem morto com golpes de facão em TB

Vítima de acidente de moto é transferida de helicóptero

Rompimento de adutora deixa bairros de Ipiranga sem água

Homem morre após levar golpes de facão na cabeça
Jovem morre no hospital após ser espancado em Tibagi
Pedestre é atropelado ao parar para ver acidente
Centro Cultural Castrolanda realiza “Carnazumba”
Evento ocorre no Moinho Castrolanda Foto: Fernando Rogala
PUBLICIDADE

Evento gratuito do Sebrae acontece no dia 5 de fevereiro, no Moinho Castrolanda, em Castro


Cooperados da Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, Frísia e Capal, interessados em conhecer as vantagens de investir em biodigestores para a produção do biogás ou biometano podem participar do Seminário Biogás, que será realizado no dia 5 de fevereiro, no Moinho Castrolanda, em Castro, das 13h30 às 15h40. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do telefone (42) 3228-2516, com Emerson, ou no e-mail [email protected] 

O Seminário é uma ação do “Projeto para o Desenvolvimento do Biogás e Biometano no Sul do País”, fruto do Termo de Cooperação assinado em março de 2019, entre o Sebrae/PR, a Cibiogás e a United Nations Industrial Development Organization (Unido) - agência da ONU focada no desenvolvimento industrial. O biogás é um gás proveniente da decomposição da matéria orgânica e tem grande potencial para substituir o combustível fóssil como fonte de energia.

O biogás pode ser utilizado na geração de energia elétrica, como energia térmica – aquecimento de chuveiro, gás do fogão e, se transformado em biometano, no abastecimento de veículos. Pode-se produzir o biogás através dos dejetos de animais e de resíduos gerados por propriedades rurais, restaurantes, hotéis, supermercados, cervejarias, entre outras. 

“Os produtores rurais vão entender como um passivo ambiental pode ser transformado em um ativo econômico, analisar suas variáveis e como o biogás e o biometano podem ser viáveis, além de gerar sustentabilidade”, explica o consultor do Sebrae/PR, Emerson Ribeiro Lourenço. 

No Seminário serão apresentadas algumas opções de subsídio por parte do Sebrae através do Sebraetec, e de que forma a Cibiogás pode auxiliar no processo técnico. 

O gerente de Negócios da Castrolanda, Vinicius Guilherme Danieli Fristch, vai apresentar os investimentos realizados pela Cooperativa, o retorno financeiro e o auxílio aos cooperados. Os investimentos realizados pela Cooperativa começaram em 2016, com a produção de energia através de dejetos de suínos e através de resíduos orgânicos industriais. “Através dos nossos cases vamos mostrar qual é a oportunidade de negócio que cada cooperado pode ter e o auxílio técnico e econômico necessário para a viabilização do projeto”, reforça Vinicius.


Profissionais destacam viabilidade 

Antonio Vilela Candal, que comanda a CH4 Solution, responsável pela criação da Usina de Biogás, da Castrolanda, vai apresentar as propostas de viabilidade aos cooperados. Já consultor do Sebrae/PR falará sobre o Sebraetec, que disponibiliza serviços tecnológicos para pequenas empresas com subsídios de até 70%. “Individualmente, as propostas serão analisadas para saber qual o modelo de negócio que se aplica a cada propriedade rural”, comenta. 

Informações da assessoria de imprensa

-->
PUBLICIDADE

Recomendados