Índice de homicídios cai 75% em Telêmaco Borba

Campos Gerais

13 de maio de 2020 22:30

Da Redação


Relacionadas

Cabo do 1º BPM morre pelo novo coronavírus

Carambeí fecha lojas e implanta toque de recolher

Piraí do Sul registra primeira morte por Covid-19

Abordagens nas barreiras sanitárias de Castro chegam a 71 mil
Clima seco e mercado em alta favorecem cenário para o trigo no Paraná
Educação de Carambeí se reinventa em tempos do novo coronavírus
Castro já fez 71 mil abordagens em barreiras sanitárias
Números foram atualizados em coletiva de Imprensa nesta terça-feira (12) Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Números foram atualizados em coletiva de Imprensa nesta terça-feira (12)

Os dados da Segurança Pública em Telêmaco Borba foram atualizados em uma coletiva de imprensa realizada na manhã de terça-feira (12), no auditório Carmem Iolanda Dalécio, na Secretaria de Educação. Entre os destaques está a redução de 75% dos homicídios na cidade em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados foram apresentados pelo delegado-chefe da 18ª Delegacia de Polícia, Dr. Amarantino Ribeiro. Ele explicou que em maio do ano passado, o município já havia registrado 16 homicídios, um a menos que Ponta Grossa. Já neste ano, Telêmaco Borba reduziu drasticamente o número, tendo somado até o dia 12 maio, quatro assassinatos. “Nós passamos de uma cidade com números complicados, que era uma das mais violentas do estado, para uma das mais tranquilas”, informou, acrescentando que pretende manter o baixo índice de mortes.

Dr. Ribeiro atribui a grande queda no número de mortes à Operação 4 Por 4, realizada no ano passado que desmantelou uma quadrilha que roubava caminhonetes, cometia homicídios, tráfico de drogas e armas, entre outros crimes. A Operação que realizou investigações por mais de um ano, terminou em setembro, e desde lá o número de homicídios e roubos diminui consideravelmente.

Segundo dados apresentados pelo delegado, em 2018 foram roubadas 36 caminhonetes em Telêmaco Borba. No ano seguinte, foram 15 veículos roubados. Neste ano foram registrados quatro assaltos de caminhonete.

O chefe da 18ª SDP também aproveitou para elogiar a parceria com a Prefeitura, que segundo ele, em todas as cidades que passou, nunca teve uma colaboração tão grande. “Nós temos afinidade de ideias muito grande com o prefeito e sua equipe. E estamos recebendo investimos em tecnologia para trabalhar. Isso colabora em muito com o sucesso do nosso trabalho”, declarou, aproveitando para elogiar a equipe da Delegacia e também o delegado-chefe da Divisão de Polícia do Interior, Dr. Lanevilton Theodoro Moreira, que tem dado todo suporte e mantido sua equipe.

O comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, major Marcos Ginotti Pires, também ressaltou o grande apoio que a Prefeitura tem dado às forças de Segurança em Telêmaco Borba e elogiou o trabalho desempenhado pelo Dr. Ribeiro. “Nós temos suporte irrestrito, e esse sucesso é fruto do apoio que a Prefeitura nos dá. Telêmaco Borba é um município diferente, que dá muito apoio à polícia”, opinou, acrescentando que não se faz Segurança Pública sem parceria.

O delegado-chefe da Divisão do Interior lembrou de quando conheceu o Dr. Ribeiro e reconheceu o seu trabalho e comprometimento, o nomeando para chefiar a 18ª SDP. “Nós estávamos preocupados com situação de Telêmaco Borba e tínhamos um grande desafio de diminuir os índices de criminalidade na cidade. De forma técnica, moderna, atuante e integrada, a cidade saiu das piores taxas do estado e hoje está melhor que muitos países desenvolvidos da Europa”, destacou, aproveitando também para elogiar o Centro Integrado de Segurança, que ele havia visitado antes da coletiva.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, elogiou o grande trabalho que a Polícia Civil e a Polícia Militar vem desempenhando na cidade e reforçou o seu comprometimento em ajudar as forças de segurança. “Nós temos um delegado e um major exemplares. Nós temos a obrigação de ajuda-los. De trabalhar com inteligência, de um jeito moderno. Sem dúvida, logo nossa cidade estará um passo à frente das outras em matéria de segurança”, destacou.

O presidente da Câmara Municipal, Ezequiel Ligoski Betim, afirmou que o Legislativo Municipal está sempre pronto a ajudar as forças de segurança no município. “Nós estamos à disposição para ajudar a melhorar a segurança no município. E agradeço a todos que colaboram com a segurança do nosso povo”, finalizou.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Recomendados