Hospital de referência em Tibagi completa 60 anos de história

Campos Gerais

26 de maio de 2020 23:30

Da Redação


Relacionadas

154 famílias de Carambeí recebem casas nesta semana

Polícia prende sete por crimes ambientais nos Campos Gerais

Operação contra roubos apreende armas e prende quatro

Jovem é presa com 2,2 quilos de drogas em Sengés
Palmeira atualiza sistema de nota fiscal eletrônica
PM flagra trio com mais de 36 kg de drogas em Castro
Aline viabiliza pontos de internet via satélite para região
Fundado em 1960, o hospital realiza mais de 5 mil atendimentos mensais Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Fundado em 1960, o hospital realiza mais de 5 mil atendimentos mensais

No último domingo (24), o Hospital Luiza Borba Carneiro (HLBC) comemorou 60 anos de história. Inaugurado em 24 de maio de 1960, o HLBC chega a seis décadas com importantes conquistas, incalculáveis vidas salvas e consolidado como referência no atendimento de emergência no município, com mais de cinco mil atendimentos mensais.

O secretário municipal de Saúde, Wilson Silva, exalta o HLBC e todos os profissionais que atuaram e atuam fazendo parte da vida do Hospital. "O HLBC é o grande porto seguro da população tibagiana desde os anos 60. Teve vários contextos de atendimento e hoje ele é a nossa referência no atendimento de emergências e alguns tipos de internamento. O município hoje trabalha contribuindo com seu custeio, fornecendo profissionais, insumos. Trabalhamos em conjunto com o Governo do Estado para manter o funcionamento do HLBC que tanto já fez pela população tibagiana", afirma.

Atualmente o HLBC possuí 30 leitos, sendo 15 ativos e conta com com 103 colaboradores, divididos entre servidores do Governo do Estado, da Prefeitura de Tibagi e terceirizados.

No último ano, o HLBC conquistou uma emenda de R$ 171 mil, que proporcionará uma nova sala de emergência. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) entregou uma nova ambulância, que soma a frota que já possuía outras duas e a UTI Móvel da Prefeitura de Tibagi. Foram instaladas 13 câmeras de monitoramento, priorizando a segurança do espaço. As enfermarias estão em processo de reestruturação, passando por modernização e pinturas.

O HLBC também recebeu a autorização para construção de um novo prédio da caldeira e reforma de todo o sistema. Ao longo do ano, também serão instalados ar condicionados e televisões em algumas enfermarias.

O projeto "Quem cuida merece cuidado", voltado aos servidores da saúde, trabalha com a saúde mental destes funcionários.

O diretor geral do HLBC, Paolo Pavesi, destaca que o hospital faz parte de sua história e aponta os planos para o futuro. "Acredito que possamos transformar o HLBC em referência como hospital de cuidados continuados, visto que tem poucos hospitais assim no Estado e o HLBC tem estrutura para realizar isso. Claro, isso é algo que depende de vários fatores, mas nossa administração vai tentar realizar", diz.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Recomendados