Presidente da AMCG não descarta lockdown na região | aRede
PUBLICIDADE

Presidente da AMCG não descarta lockdown na região

Juca Sloboda, que também é prefeito de Jaguariaíva, falou sobre situação dos Campos Gerais e novo decreto no Município

Juca Sloboda falou sobre situação dos municípios locais
Juca Sloboda falou sobre situação dos municípios locais -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Juca Sloboda, que também é prefeito de Jaguariaíva, falou sobre situação dos Campos Gerais e novo decreto no Município

O presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeito Municipal de Jaguariaíva, Juca Sloboda, concedeu uma entrevista ao Portal aRede e Jornal da Manhã sobre as ações adotadas pelas cidades da região em relação ao combate ao novo coronavírus. A AMCG engloba 19 municípios.

O principal ponto abordado foi sobre a possibilidade de lockdown. Com um aumento dos casos em todo o Paraná e a exemplo de outras unidades federativas, tornou-se público o debate sobre a possibilidade de fechamento total das cidades. Para o presidente da Associação, medidas do gênero podem ser adotadas de acordo com a necessidade – não descartando, nem reforçando, a possibilidade disso acontecer nos municípios da região.

“Isso vem sendo falado nos últimos dias pelo estado do Paraná. Tem regiões que estão mais críticas, outras que mais tranquilas no momento. Sabemos que em outros estados, quando chegou a situação crítica que estamos se aproximando, foi decretado o lockdown. Inevitavelmente, se continuar crescendo dessa forma que está crescendo no Paraná, acho que será inevitável”, cita Sloboda.

Segundo o gestor da AMCG, a questão de fechamento total das cidades pode ser uma medida menos ‘amarga’ que a possibilidade do aumento de mortes, o colapso do sistema de saúde e unidades de terapia intensiva (UTIs), além da explosão de casos.

“Também, às vezes a gente se conforta que é melhor 15 dias de lockdown que perder vidas, que a saúde seja comprometida e que os casos continuem aumentando. Então, o lockdown pode ser a solução para esse problema. Temos que pensar, falar muito nisso e esclarecer a população sobre essa possibilidade que está bem a nossa frente”, complementa Sloboda.

Carambeí é um dos municípios que já começou a adotar medidas restritivas após duas mortes e dois internados na UTI do Hospital Universitário: na entrada da cidade, junto a PR-151, houve a implementação de barreiras sanitárias. A estrutura funciona das 7 às 19h, com monitoramento de sintomas gripais e aferição da temperatura corporal. O município tem 13 casos positivos para a Covid-19.

Prefeito baixa novo decreto e amplia combate à Covid-19

Na posição de prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda tomou algumas medidas de combate ao coronavírus (são 39 casos confirmados e um óbito), além de restrições em relação ao funcionamento do comércio. E alguns casos haverá a abertura das empresas das 9h às 17h e, em outros setores, das 10h às 16h. O objetivo é que no final de todas as tardes, pontua Sloboda, a cidade fique mais tranquila, evitando a transmissão e circulação do vírus.

A partir das 17h, apenas serviços de delivery irão funcionar em Jaguariaíva, enquanto os serviços de saúde continuam como prioridade. Outro ponto do decreto são as penalidades para aglomerações como festas particulares e reuniões ilegais na cidade.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE