Testagem na população inicia em bairro de Castro

Campos Gerais

23 de julho de 2020 09:00

Da Redação


Relacionadas

Veículo sai de pista e capota após trevo na BR-153

Polícia Militar deflagra operação em Piraí do Sul

Região se consolida como 2ª maior produtora de cevada

Carambeí terá quatro postulantes à Prefeitura em 2020
Cinco agências da Caixa na região abrem neste sábado
Ex-marido usa toalha para tentar sufocar mulher em Palmeira
Panvel abre 90 vagas de trabalho no Paraná
A previsão de término da testagem no município é de 15 dias e as equipes vão trabalhar também aos sábados e domingos. Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

As equipes iniciaram a testagem em moradores do Jardim Bela Vista. O teste será feito em um morador de cada casa em 50% das residências

No primeiro dia de testagem municipal da Covid-19 realizado na terça-feira (21) após o vazio sanitário de quatro dias com o funcionamento apenas das atividades essenciais, 181 servidores públicos realizaram o teste com cinco resultados positivos, sendo três IGM, com o vírus ativo em período de transmissão, e outros dois com resultado IGG, que já manifestaram o vírus e estão com anticorpos. Todos os casos não apresentaram sintomas. As pessoas que testaram positivo foram encaminhadas para fazer o exame PCR em laboratório e o resultado deve sair em 72 horas.

Nesta quarta-feira (22) as equipes iniciaram a testagem em moradores do Jardim Bela Vista. O teste será feito em um morador de cada casa em 50% das residências. No local serão visitadas 250 casas. A previsão de término da testagem no município é de 15 dias e as equipes vão trabalhar também aos sábados e domingos.

A secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, destaca que com a testagem o número de casos deve crescer. “É natural o aumento do número de casos pelos testes que estamos fazendo e faremos o isolamento necessário e veremos como o vírus está se comportando no município. Vamos monitorar diariamente quem testar positivo”, disse.

Medidas

Desde março, o Município tomou várias providências para frear a pandemia e combater o coronavírus, como isolamento horizontal e regulação das atividades essenciais; proibição de eventos públicos ou particulares com público acima de dez pessoas; atividades culturais e de esporte coletivo; suspensão de cultos presenciais em igrejas; limitação da entrada de pessoas em prédios públicos; uso de máscara de proteção facial em qualquer local público e nas ruas; suspensão das aulas presenciais, fechamento do terminal rodoviário.

Decretou ainda o fechamento do comércio, com exceção das atividades essenciais, suspendeu o atendimento presencial na Prefeitura e adotou o trabalho remoto por 13 dias entre os meses de março e início de abril. Além disso, recomendou a adoção de medidas de higiene para empresas, comércio e prestadores de serviços.

Outra medida adotada pela Prefeitura em prevenção à covid-19 foi a instalação de barreiras sanitárias no município. Desde o dia 15 de junho, equipes de saúde fizeram 202.774 abordagens e 29 encaminhamentos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de pessoas com temperatura corporal acima dos 37,5º. Na abordagem são coletadas informações para monitoramento e aferida a temperatura dos passageiros.

Desde o início da pandemia até ontem (21), o município registrou 281 casos confirmados, sendo 215 curados, 63 em isolamento domiciliar, três internados em leitos regulares e nenhum óbito.

“Há quatro meses estamos lutando para conter o avanço do coronavírus, adotando várias medidas e não podemos descuidar. É um momento de unir forças para que todos colaborem e possamos passar por essa pandemia com o menor prejuízo possível e com o maior número de vidas poupadas. Peço aos nossos munícipes que continuem em isolamento social, aqueles que puderem, e a todos que mantenham a higiene constante das mãos e uso de máscaras”, disse o prefeito Moacyr Fadel Junior.

 Informações Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Recomendados