AMCG lança campanha de incentivo ao comércio local

Campos Gerais

12 de agosto de 2020 07:33

Da Redação


Relacionadas

RodoNorte executa detonação de rochas na BR-376

Homem com filho no colo leva quatro tiros no Paraná

Ratinho entrega condomínio em Jaguariaíva

PRF atende acidente com capotamento em Tibagi
Diocese de Ponta Grossa ganha relíquias de São João Paulo II
Polícia Civil encontra foragidos da Justiça em Piraí do Sul
Palmeira registra terceiro óbito por Covid-19
Sloboda explica que projeto quer auxiliar micro e pequenas empresas durante a crise Foto: Arquivo aRede
PUBLICIDADE

Campanha ‘Compre Daqui’ busca fomentar comércio das cidades para ajudar empresas e trabalhadores

Um dos grandes efeitos causados pela pandemia do coronavírus em todo o mundo está na redução da atividade econômica. Empresas fechando, profissionais perdendo seus empregos, municípios com queda na arrecadação. Um ciclo vicioso que ainda não tem data para encerrar, já que o vírus continua circulando, e a vacina não conta com data certa para chegar a toda população. Para amenizar os efeitos dessa crise, a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) lança a campanha ‘Compre Daqui’, com objetivo de incentivar a população a realizar compras locais.

“Sabemos que neste período o mundo todo está preferindo pela realização das compras online. Mas queremos incentivar inclusive que essas compras, mesmo que no mundo virtual, sejam realizadas localmente”, explica o presidente da AMCG, prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda.

Comércio de bairros, artesanatos, agricultura familiar, gastronomia local. Setores que há meses lutam por sobrevivência diária. É nesses setores que a campanha proposta pela AMCG tem seu foco. “Os pequenos é que movem a economia dos municípios. Na grande maioria das vezes, MEI’s, microempresas e empresas de médio porte representam mais de 90% dos negócios locais”, aponta Sloboda, destacando que ao incentivar as compras locais é formada uma rede, que ajuda a multiplicar a renda e o emprego da população, fazendo assim a economia girar.

Dados divulgados pelo Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Nerepp /UEPG) após pesquisa feita no município de Ponta Grossa, mostram que a maioria das empresas (MEI’s, micro e pequenas) tiveram 80% ou mais na queda de seu faturamento durante este período de pandemia. “Estes foram os estabelecimentos que mais sofreram com as restrições do distanciamento social em Ponta Grossa”, aponta o estudo. Por este motivo é que a campanha “Compre Daqui” será amplamente divulgada entre os pequenos, mas de toda a região dos Campos Gerais. “Um olhar especial deve ser dado para aqueles estabelecimentos menores, tendo em vista que, quanto menor é o porte dessas empresas mais frágil estão em frente a crise do distanciamento social”, explica a economista do Nerep, Augusta Pelinski Raiher.

A campanha “Campos Gerais: Compre Daqui” conta com o apoio do Sebrae para a sua realização. “Iniciamos a discussão de ações deste tipo nos Comitês Territoriais dos Campos Gerais e Vale do Tibagi, composto por diversas entidades que buscam pelo mesmo objetivo: o desenvolvimento regional”, conta a diretora da AMCG, Katiane Pires.

Municípios também têm campanhas de apoio ao comércio

Alguns municípios da região já deram início a campanhas para valorização do comércio local. Em Ponta Grossa, o Fortalece PG foi lançado no último mês, e vem surtindo efeito positivo. “O comércio parou para salvar vidas, agora é a sua vez de salvar o comércio”, com esse slogan a Prefeitura pretende sensibilizar a população, além de garantir sentimento de pertencimento. Em Arapoti, a Prefeitura realizou ação junto a startup local para incentivar o comércio local. “Com a Amo.Delivery, os arapotienses podem fazer suas compras e ajudar na economia sem sair de casa”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Francielle Stein Raphael Giorno.

PUBLICIDADE

Recomendados