Irati tem uma das disputas mais acirradas dos Campos Gerais

Campos Gerais

23 de setembro de 2020 19:20

Afonso Verner


Relacionadas

Caminhão tomba, pega fogo e fecha rodovia na região

Candidato de Irati que teve mal súbito tem ritmo cardíaco normalizado

Candidato a prefeito de Irati tem mal súbito em evento

Denúncia de cacique leva PM a apreender mais de 100 aves
Palmeira registra 11 novos casos de Covid-19
Adolescente sofre lesões graves em acidente na PR-092
Briga entre vizinhos termina com dois esfaqueados
Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Cidade soma sete candidatos na corrida eleitoral pelo comando da Prefeitura

O município de Irati tem uma das disputas eleitorais mais acirradas de região dos Campos Gerais. Com 44.567 eleitores aptos a votarem, o município soma sete candidaturas aprovadas em convenções e que aguardam registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - quatro das candidaturas já foram registradas no sistema do TSE até o final da tarde desta quarta-feira (23). 

O prefeito Jorge Derbli (PSDB) buscará a reeleição, tendo como vice Ieda Waydzik (PV). Eleito para o primeiro mandato em 2016, Derbli lidera uma coligação que soma o grupo tucano, além do PV, PTB, DEM e Patriotas. Próximo ao Governo do Estado, Jorge defenderá os avanços e conquistas da atual gestão diante de seis candidatos de variadas orientações políticas e ideológicas. No pleito, há três coligações com ‘partido único’ na disputa. 

O PSL, por sua vez, lançou Frederico Ruva Neto e Margareth Farago Mauda como candidato a prefeito e a vice-prefeita - o partido optou por não coligar com outras legendas. Outra legenda que optou por não fazer coligações foi o AVANTE, antigo PTdoB - a legenda optou pelo nome de Marcos Antônio Gonçalves e  Álvaro Fabiano de Oliveira, como candidato a prefeito e a vice. 

Por sua vez, o MDB optou pelo nome de Josué Hilgemberg que terá como vice Eniceu Caetano da Silva do PTC a coligação ainda conta com o Republicanos. Já o PDT aposta no nome de Rafaela Maria Ferencz e como candidato a vice,  Alceu Hreciuk, do PSB. Mais à esquerda, figura a candidatura de João Luís Dremiski  (PCdoB) e de Claudete Basen (PT), como candidato a prefeito e vice. 

Por fim, o ex-vereador do município, Emiliano Gomes (PSD) entra na disputa tendo como vice o médico e ex-gestor municipal, Felipe Lucas (PSC) - a dupla configura como candidato a prefeito e vice, respectivamente. A coligação de Emiliano e Felipe conta ainda com a participação do Cidadania. 

Prazo para registro segue até o dia 26

O prazo para registro das candidaturas na Justiça Eleitoral segue até dia 26 de setembro. De acordo com o Fórum Eleitoral de Irati, grande parte dos pré-candidatos já deram entrada no processo de solicitação do registro. “Já realizamos uma análise superficial para controle interno e, a princípio, as candidaturas não apresentam nenhum problema. Mas o prazo ainda está vigente e somente após a data oficial poderemos acompanhar as campanhas”, disse o técnico judiciário Dirceu Wrobel Junior.

Disputa pela Câmara

Em Irati, são 10 vagas disponíveis à disputa. Ao todo, apenas 34 candidatos registraram a candidatura no sistema de Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - o prazo também segue até o próximo dia 26. Pela primeira vez, os partidos disputarão as vagas sem poderem realizarem convenções.

PUBLICIDADE

Recomendados