Região é destaque nacional na produção de calcário e cal | aRede
PUBLICIDADE

Região é destaque nacional na produção de calcário e cal

Empresa que mais produz calcário no país está em Castro. Produção deve ser de 5 milhões de toneladas no Estado

Maior produtora do Brasil de Calcário está em Castro
Maior produtora do Brasil de Calcário está em Castro -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Empresa que mais produz calcário no país está em Castro. Produção deve ser de 5 milhões de toneladas no Estado

A região dos Campos Gerais destaca-se em âmbito nacional da produção de cal e calcário. É do município de Castro, por exemplo, a empresa que mais produz calcário no Brasil, a Calpar. Junto com a Região Metropolitana de Curitiba, que também tem alta produção, são mais de 60 empresas no Paraná explorando este nicho de mercado e gerando cerca de 3 mil empregos diretos. Em 2019, o Paraná produziu 4,5 milhões de toneladas de calcário. Este ano, a produção deve fechar próxima a 5 milhões de toneladas.

No caso da Calpar, por exemplo, a empresa gera cerca de 200 empregos diretos e movimenta cerca de 2 mil indiretos, informa Paulo Bertolini, diretor comercial do grupo. “Usamos muito transporte para escoar nossa produção. Carregamos aqui cerca de 35 mil caminhões por ano que escoam nossa produção de cerca de 1,4 milhão de toneladas”, explica. Além de mandar o produto para todo o Brasil, a empresa também exporta calcário para o Paraguai. 

Os produtos da região dos Campos Gerais e de Curitiba, onde estão as principais jazidas de pedra calcária do Estado, têm vantagem em relação às outras. Bertolini explica que as minas do Paraná possuem melhor qualidade química. “O calcário paranaense é conhecido pela qualidade. Nosso produto é muito branco, que indica seu alto grau de pureza e também boa proporção de cálcio e magnésio em sua composição. É um corretivo agrícola de alta qualidade”, afirma o diretor.

De acordo com Luciano Henrique Buzatto, presidente Sindicato das Indústrias de Extração de Mármores, Calcários e Pedreiras no Estado do Paraná (Sindemcap), são cerca de 40 empresas de calcário no Estado que, juntas, geram 1,2 mil empregos. “Quase a totalidade da produção destas empresas vai para a agricultura, para a correção da acidez do solo. Mas o produto é usado também para outras finalidades, como a produção de tintas e para a indústria de cimento”, explica Buzatto. O Paraná é o terceiro maior produtor do Brasil, ficando atrás apenas dos estados do Mato Grosso e Minas Gerais.


Cal gera 1,1 mil postos de trabalho 

Além do calcário, a RMC e os Campos Gerais são grandes produtores de cal. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Cal do Estado do Paraná (Sindical), Marcelo Poli, existem 22 empresas associadas ao Sindicato é à Associação dos Produtores de Derivados do Calcário (APDC). Um estudo feito pela Federação das Indústrias do Paraná mostra a existência de cerca de 60 fabricantes de cal e gesso em todo o Estado, que geram 1,1 mil postos de trabalho.


Com informações da AEN

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE