‘Onda feminina’ elege cinco prefeitas nos Campos Gerais | aRede
PUBLICIDADE

‘Onda feminina’ elege cinco prefeitas nos Campos Gerais

Ponta Grossa, Carambeí, Fernandes Pinheiro, Imbaú e Jaguariaíva terão mulheres em suas prefeituras, além de seis vices na região

Aumento foi de 66% em relação ao pleito anterior
Aumento foi de 66% em relação ao pleito anterior -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa, Carambeí, Fernandes Pinheiro, Imbaú e Jaguariaíva terão mulheres em suas prefeituras, além de seis vices na região

Os 26 municípios da região dos Campos Gerais foram as urnas no último domingo, 15 de novembro, escolher seus representantes para os próximos quatro anos. E, em 11 deles as mulheres entraram na disputa: foram quatro prefeitas eleitas, enquanto Ponta Grossa decidirá por Mabel Canto (PSC) ou Professora Elizabeth (PSD) no dia 29 de novembro. Com isso, as mulheres assumirão, a partir de 1º de janeiro de 2021, 45,5% das prefeituras que disputaram nos Campos Gerais.

A votação mais expressiva foi em Imbaú: Dayane Sovinski (Republicanos), única representante feminina no pleito, venceu outros três homens com 54,72% dos votos válidos (3.612 eleitores). O segundo colocado, para efeito de comparação, levou menos da metade dos eleitores ás urnas, com 24,41%. Ainda, vale destacar, o número dos adversários da futura prefeita somados chegam a apenas 45,28% dos votos.

Em Jaguariaíva, a população não apenas elegeu Alcione Lemos (DEM), como também colocou uma outra candidata na segunda colocação. A futura prefeita teve 45,5% dos votos válidos (8.249 eleitores), enquanto Graciana Cava (Cidadania), teve 34,9% das urnas a seu favor. Outros dois candidatos, ambos do sexo masculino, concorreram para a Prefeitura de Jaguariaíva.

O município de Carambeí foi o recordista de candidatas disputando o pleito: Elisangela Pedroso (PSB) foi eleita com 5.514 votos, o que representa 45,07%. Na terceira colocação ficou Patrícia Kremer (Avante), com 8,03%, enquanto Arina Aardoom apareceu em quarto, tendo 862 votos (7,05%). Vale destacar que em Carambeí teve mais presença feminina, com três candidatas, que homens, onde dois concorreram.

A única reeleição que ocorreu nos Campos Gerais foi registrada em Fernandes Pinheiro, onde Cleonice Schuck (PSD), teve 54,38% dos votos válidos, em uma disputa franca com apenas outro candidato. Desta forma, somada as outras três prefeitas eleitas e a futura chefe do Palácio da Ronda em Ponta Grossa, o número de gestoras sobe de três em 2016 para cinco em 2020 – aumento de 66%.

Concorrentes

Considerando todos os municípios, 17 mulheres concorreram ao cargo de prefeito. Em Arapoti, a atual gestora Nerilda Penna (PSB) ficou em segundo lugar, com 34,84% dos votos válidos, com Irani Barros (PSDB) sendo eleito. Professora Heloisa (PL) também ficou perto da eleição (31,94% dos votos válidos), atrás de Renan (PTB). Em Curiúva, que elegeu Nato Moura (PSD), duas outras mulheres concorreram no pleito: Marlene Tobias (PSB) fez 20,49% dos votos válidos, enquanto Professora Ana Maria (PT) teve 4,35%.

Em Irati, cidade com mais candidatos da região (oito), Rafaela (PDT) teve 10,47% dos votos válidos, com Jorge Derbli (PSDB) sendo reeleito. No município de Palmeira, que elegeu Sergio Belich (DEM), a representante feminina foi Professora Zenilda (PT), que fez 1,6% dos votos válidos. Complementando, Irajane Santini (PSL) ficou na segunda colocação em Prudentópolis, fazendo 32,96% dos votos válidos, apenas atrás de Osnei (DEM), eleito.

Vices

Se consideradas as vice-prefeitas eleitas no domingo, o número é ainda maior: seis representantes mulheres nos Campos Gerais. Irati terá Ieda Schimalesky Waydzik (PV) complementando a chapa de Jorge Derbli. Em Ipiranga, Ivonete Costa (PSB) será a vice de Douglas Modesto, do mesmo partido.

No município de Reserva, Ana Maria Pachalki (Podemos) será a vice-prefeita de Lucas Machado, da mesma legenda. Juliana Belinoski (PSL) terá mais quatro anos no cargo, ao ser reeleita com Lula Thomaz (PSD). O mesmo cenário acontece em Telêmaco Borba, onde Rita Mara (PL) seguirá com Dr. Marcio (PDT). Fechando, Ione (PSD) será a vice de Zélio (PL) em Ventania.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE