Secretaria de Educação de Palmeira lança livro

Campos Gerais

30 de novembro de 2020 09:20

Da Redação


Relacionadas

Reserva aplica primeiras doses da vacina contra a Covid

Municípios da região recebem novas viaturas da PM

Piraí do Sul discute propostas para setor de infraestrutura

Palmeira inicia campanha de vacinação contra o coronavírus
Equipes do SAMU Regional são vacinadas contra a covid-19
Prefeitura de Jaguariaíva busca soluções para o transporte
Piraí do Sul inicia cronograma de imunização contra a Covid
PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Educação realizou na tarde de quinta-feira (26) o lançamento do livro Uma Pitada da Nossa História em almanaque

O projeto Uma Pitada da Nossa História, iniciado em 2017, tem agora o trabalho final perpetuado através dessa obra que elucida as raízes dos palmeirenses. O prefeito Edir Havrechaki parabenizou as Secretarias Municipais de Educação e Cultura, juntamente ao Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, pelo incessante trabalho de resgate a história dos 200 anos de Palmeira. “Tenho orgulho do meu governo marcar a história e o aniversário dos 200 anos do Município com zelo e compromisso a comunidade palmeirense, através do resgate de nossas origens”, exaltou Havrechaki. 

A professora e coordenadora do projeto Uma Pitada da Nossa História, Ana Paula Marques, diz que “essa é só uma pitada da história de Palmeira. O almanaque estará disponível para que todos desfrutarem da riqueza que é a história passada e presente. Agradeço imensamente a todos que participaram dessa caminhada: profissionais das escolas, nossos alunos, familiares, comunidade no geral. Foi gratificante ver todo o movimento desse projeto através da participação de todos”, disse Ana Paula. 

Projeto Uma Pitada da Nossa História 

Segundo a professora, no ano de 2017, o projeto nasceu através da ideia e desejo de fazer algo que pudesse resgatar a história de Palmeira. Nesse tempo foram produzidos com os alunos e com a comunidade palmeirense, vídeos, fotos, cartazes, textos, exposições e um mini documentário chamado ‘chá com história’ acerca da história de Palmeira e assim originou-se o livro. “Tivemos muitos parceiros durante essa caminhada: Prefeitura Municipal de Palmeira; Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira; Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas; Núcleo regional de Educação; Câmara Municipal de Palmeira, entre outros”, citou a professora. 

 O livro Uma Pitada da Nossa História em Almanaque: 

A capa foi desenhada pelo aluno Ezequiel Zacarkim. A ideia foi mostrar que houve colaboração das escolas, cada uma com suas pitadas de história dentro dessa mistura que originou a Palmeira de hoje.  

Além disso está presente a mascote dos 200 anos de Palmeira, o Zé Coquinho, que foi criado pela aluna Rafaela Ponijaleki, do Colégio Dom Alberto Gonçalves. Já o nome Zé Coquinho foi criado pela aluna Ana Clara Fernandes, da Escola Leonor Santos, e pelo aluno Nicolas Garcia, do Colégio Realeza. Ele foi escolhido pela equipe julgadora do projeto devido aos detalhes que remetem à nossa cidade. 

Ana Paula Marques explica que o almanaque utiliza uma diversidade de gêneros textuais devido a esses resgates se darem através de vários tipos de textos, desenhos, vídeos, músicas. “É um passeio pela História de Palmeira regado a algumas sugestões de atividades para serem trabalhadas com os alunos em sala de aula. São textos coletados durante o projeto e conversas entre autor e leitor, sendo esse leitor o professor, o aluno ou pessoas apaixonadas por saber ‘Uma pitada da nossa História’,” finalizou. 

PUBLICIDADE

Recomendados