PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Imagens registram tornado na área rural Castro

Campos Gerais

24 de março de 2021 17:00

Da Redação


Relacionadas

Homem acusado de estupro morre em troca de tiros

Deputado Aliel Machado destina recursos para Piraí do Sul

Tibagi alinha estratégias para atrair novas indústrias

Arrecadação federal atinge R$ 3 bi em apenas cinco meses
Cidades da Amcespar recebem planos de desenvolvimento
Estado anuncia mais de 350 casas para Jaguariaíva
Paraná cria Subgrupamento de Bombeiros na região de Irati
PUBLICIDADE

Fenômeno ocorreu na tarde desta quarta-feira (24)

Um morador do município de Castro registrou a formação de um tornado na tarde desta quarta-feira (24), em uma propriedade rural da cidade. Imagens e vídeos enviados ao Portal aRede mostram o momento exato da formação do tornado, que surpreendeu os moradores da região.

Luís Guilherme Gonçalves Cunha, professor de Geografia, explica que este fenômeno forma-se nas nuvens e transforma-se em tornado quando atinge o solo. 'Se tivesse atingido casas ou barracões, poderia ter destelhado. Geralmente é um fenômeno de verão, muito comum no Sul, que está associado a dias quentes e as temperaturas de verão', assinala.

O evento desta tarde foi filmado por funcionários da Fazenda Cunhaporanga. Segundo a professora Karin Linete Hornes, doutora em Geografia e professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) este tornado é do tipo ladspount. ‘Ele se forma em nuvens cúmulo nimbos jovem, através de uma corrente de ar ascendente. Ou seja: uma corrente de ar quente que é leve e sobe com facilidade. O fenômeno está ligado a uma nuvem do tipo cumulusnimbus jovens que não possui mesociclone e dura em média 15 minutos. São chamados de trombas pela semelhança com as trombas d'água e possuem um formato semelhante a uma corda. São de uma corrente de ar ascendente superficial e podem gerar danos leves, em telhados e na vegetação como quebra de galhos’, comenta.

PUBLICIDADE

Recomendados