Irati reforça estrutura para viabilizar atendimento da covid | aRede
PUBLICIDADE

Irati reforça estrutura para viabilizar atendimento da covid

Uma das medidas adotadas desde o início da pandemia foi a transformação do Pronto Atendimento 24 horas do município

Uma das medidas adotadas desde o início da pandemia foi a transformação do Pronto Atendimento 24 horas do município
Uma das medidas adotadas desde o início da pandemia foi a transformação do Pronto Atendimento 24 horas do município -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Uma das medidas adotadas desde o início da pandemia foi a transformação do Pronto Atendimento 24 horas do município

A prefeitura de Irati mobilizou, desde o início da pandemia, várias ações para garantir o atendimento aos pacientes infectados pela covid-19. Uma das medidas adotadas foi a transformação do Pronto Atendimento 24 horas (PA) que, ao longo dos últimos meses, ganhou adaptações em sua estrutura para acolher os casos mais graves da doença.

“No início da pandemia, o PA da Vila São João destinou um espaço para atendimento clínico aos pacientes de Covid, com quatro leitos para observação até oito horas”, comenta a enfermeira da Vila São João, Ângela Vieira. “Com o avanço da pandemia, e a crescente indisponibilidade de leitos hospitalares, o Município dividiu o PA em duas alas, destinando oito leitos exclusivamente para Covid”, acrescenta a profissional. 

A enfermeira também destaca que no último dia 31 de março, houve aumento para 11 leitos clínicos e dois para emergência (com respiradores). Este número chegará a 15 leitos nos próximos dias. A Secretária de Saúde de Irati, Jussara Kublinski Hassen, detalha que, para este novo momento, foram adquiridas mais camas hospitalares. “Também houve contratação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, para auxiliar neste trabalho. E, além disso, Irati conta com nova ambulância para atendimento geral à Covid”, detalha.

A responsável pela pasta complementa que Irati não mede esforços para prestar um bom atendimento em Saúde à população, especialmente neste momento crítico que todos estamos vivendo. “É de suma importância que a população faça a sua parte, e tenha responsabilidade, evitando aglomerações, usando máscaras e álcool em gel”, comenta.

Santa Casa

Também durante este período de um ano de pandemia, a Santa Casa de Irati precisou transformar e adaptar sua estrutura visando ampliar a oferta de leitos específicos para a Covid. Quando surgiram os primeiros casos da doença em Irati e região, ainda em maio do ano passado, eram quatro leitos UTI e quatro de enfermaria. Já no princípio de março deste ano, a Santa Casa de Irati teve iniciativa de ampliar os espaços para viabilizar atendimento à demanda de casos e, com isso, viabilizar pelo Governo do Estado a contratação de 10 leitos de cada.

A procuradora do Município, Carla Queiroz, explica que a Prefeitura não pode efetuar a subvenção direta à Santa Casa. “Não pode existir uma terceirização que represente entrega de responsabilidades, ou seja, deixar esta responsabilidade para a Santa Casa, quando o Município possui estrutura e tem capacidade para atendimento à Saúde no SUS”, destaca.

Ela acrescenta que Irati conta com Pronto Atendimento 24 horas, Atendimento Especializado, e o contrato com a Santa Casa para conseguir atender a população de maneira satisfatória se dá em situações específicas. A procuradora cita que Irati não tem lavanderia para limpeza de roupas de cama e outros artigos de que o Município precisa. Além da contratação deste serviço de higienização, Irati contrata trabalho para realização de exames especializados, como é o caso da tomografia e Raio-X, que já vem ocorrendo há tempos.

“Uma forma importante de colaboração com a Santa Casa, foi na ocasião em que se firmou um termo de cessão de equipamentos específicos, que pertencem ao Município, mas que foram cedidos temporariamente e sem ônus algum, para que contribuíssem no atendimento aos pacientes com Covid”, ressalta. Em forma de comodato, foram repassados em abril de 2020, seis respiradores e monitores.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE