PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Reserva adere ao CimSamu após reunião com prefeitos

Campos Gerais

15 de abril de 2021 20:11

Da Redação


Relacionadas

Imagem de carro destroçado em acidente impressiona

Carambeí altera local de imunização contra a covid

Adetur elabora estratégias para fomentar o turismo regional

Cândido de Abreu adquire materiais para área de esportes
Investimentos da Klabin na região chegarão a R$ 21 bi em 10 anos
Prefeitura de Reserva solicita novos recursos para o município
Prefeitura de Jaguariaíva projeta revitalização do Parque Linear
Município deve realizar os contratos de programa e rateio para efetivar os serviços do SAMU. Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

O prefeito aguardava a aprovação desde o mês de fevereiro quando a Câmara Municipal deu aval ao processo

O município de Reserva teve sua adesão ao Consórcio Intermunicipal Samu Campos Gerais (CIMSAMU) aprovada em reunião virtual realizada na tarde desta quinta-feira. O prefeito aguardava a aprovação desde o mês de fevereiro quando a Câmara Municipal deu aval ao processo. Agora, o município deve realizar os contratos de programa e rateio junto ao Consórcio para efetivar os serviços do SAMU Regional. “Já contávamos com a ambulância desde 2019 e ainda não contávamos com o serviço”, relatou o prefeito Lucas Machado, ressaltando o “desperdício do dinheiro público”.

Presidente do CIMSAMU, a prefeita de Ponta Grossa Elizabeth Schmidt destaca que a adesão de novos municípios vem a fortalecer o SAMU Regional. Ainda mais no período difícil no qual a saúde está passando. “Com esta pandemia o SAMU não está vencendo o transporte de pacientes. É muito importante que os municípios que ainda não fazem parte agilizem seus processos”, avalia.

Além dos contratos junto ao CIMSAMU, o município de Reserva está adequando sua base para a alocação correta da ambulância de suporte básico além da equipe de profissionais. A base funcionará junto com a Defesa Civil. Para o prefeito, Reserva irá ganhar muito com a adesão junto ao Consórcio. “Será primordial para o município”, destacou.

Com o município de Reserva, o CIMSAMU passará a contar com 21 municípios tendo funcionamento do SAMU Regional. Conforme o diretor do CIMSAMU, Jaime Menegoto com a nova ambulância em funcionamento serão 12 veículos do Serviço Móvel de Urgência a disposição da população.

Mas a previsão é de que o Ministério da Saúde encaminhe novos veículos para a região, já que diversos municípios que enviaram seus projetos receberam aprovação da Pasta. “Ainda não temos data para receber, mas teremos uma frota maior”, garante Menegoto. Ainda durante a webconferência realizada na tarde desta quinta-feira, o CIMSAMU teve o balanço de 2020 aprovada pelos gestores.

Prefeitura busca investimentos

A busca por investimentos na área de Saúde é uma das prioridades da prefeitura. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou, no começo deste mês, as consultas especializadas na área de ortopedia, oferecendo atendimento prioritário aos pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Semanalmente, às segundas-feiras, estão ocorrendo consultas especializadas em ortopedia. A contratação de outras especialidades, como neurologia, psiquiatria, obstetrícia, ginecologia, pneumologia estão em andamento.

PUBLICIDADE

Recomendados