Irati promove ação para diversificar produção agrícola | aRede
PUBLICIDADE

Irati promove ação para diversificar produção agrícola

Município entregou cerca de 1,2 mil mudas de erva-mate para produtores locais

Município entregou cerca de 1,2 mil mudas de erva-mate para produtores locais
Município entregou cerca de 1,2 mil mudas de erva-mate para produtores locais -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Município entregou cerca de 1,2 mil mudas de erva-mate para produtores locais

Com o objetivo de diversificar propriedades rurais, a Secretaria de Agricultura de Irati realizou a entrega de 1.200 mudas de erva-mate para 12 produtores da localidade de Linha E do Itapará. A distribuição aconteceu no último dia 15, na sede da Associação Comunitária Beira-Rio Linha E de Itapará (Acobrita). 

Após a realização de um curso sobre erva-mate, cada produtor recebeu 100 mudas para utilizar em sua propriedade e, assim, diversificar sua área e alternativa de renda. “Esta é mais uma etapa que a Prefeitura de Irati concluiu. São várias associações, como esta, da Linha E do Itapará, em que nós fazemos esta parceria. Os produtores fazem o curso pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e ganham as mudas. É a diversificação da propriedade e o município fica feliz nessa parceria com o agricultor”, explica o secretário da pasta, Raimundo Gnatkowski.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Antônio Sidney Martins, as mudas estão prontas para o plantio. “Essas mudas foram obtidas, a partir de sementes que ganhamos da Unicentro. Fizemos o desenvolvimento inicial em que elas foram plantadas em tubetes, mantidas com irrigação e fertirrigação e, agora, estamos com essas mudas em excelente ponto para o plantio”. Martins destaca que as mudas estão em boa época para que os produtores tenham resultados satisfatórios em suas colheitas.

O presidente da associação, o produtor Basilio Tadra, fala sobre o apoio recebido pela Prefeitura e pelo Senar. “Cada curso que a gente traz para a comunidade, sempre recebemos um benefício para nossos agricultores. Temos feitos muitos cursos e, o de erva-mate, é importante porque, nas pequenas propriedades, você coloca onde quer, em nossas áreas de reserva. Essa é a chamada pequena poupança verde que serve para nossa comunidade”. 

Rafael Gaioch, que já participou de outros cursos pela Acobrita, também aprendeu o manejo com a erva-mate. “Para nós, esse curso trouxe bastante coisa boa. Aprendemos, desde a semeadura até a poda da erva-mate. É uma ajuda boa receber essas mudas, pois não precisamos comprar, só preparar um pedacinho de terra e plantar as mudas”. Segundo Gaioch, todos os cursos rendem bons aprendizados aos agricultores de sua comunidade. 

O prefeito Jorge Derbli comenta que este é um investimento muito válido da Prefeitura para os agricultores iratienses. “Daqui há alguns anos, as mudas de erva-mate renderão muitos frutos, pois a sua produção está em alta. O município entra com a sua parte para o produtor ter mais um rendimento e diversificar seus cultivos na agricultura familiar”, concluiu Derbli.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE