PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Irati promove ação para diversificar produção agrícola

Campos Gerais

19 de abril de 2021 19:30

Da Redação


Relacionadas

Caminhão carregado com tábuas tomba na PR 151

Ventania garante auxílio para alunos da rede municipal

Porto Amazonas ganha novo equipamento para reformas

Jaguariaíva instala novas lixeiras em diversos pontos da cidade
Carambeí conquista acesso para recursos federais
Prefeitura de Reserva faz manutenção em estrada rural
Amcespar busca parcerias para o desenvolvimento regional
Município entregou cerca de 1,2 mil mudas de erva-mate para produtores locais Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Município entregou cerca de 1,2 mil mudas de erva-mate para produtores locais

Com o objetivo de diversificar propriedades rurais, a Secretaria de Agricultura de Irati realizou a entrega de 1.200 mudas de erva-mate para 12 produtores da localidade de Linha E do Itapará. A distribuição aconteceu no último dia 15, na sede da Associação Comunitária Beira-Rio Linha E de Itapará (Acobrita). 

Após a realização de um curso sobre erva-mate, cada produtor recebeu 100 mudas para utilizar em sua propriedade e, assim, diversificar sua área e alternativa de renda. “Esta é mais uma etapa que a Prefeitura de Irati concluiu. São várias associações, como esta, da Linha E do Itapará, em que nós fazemos esta parceria. Os produtores fazem o curso pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e ganham as mudas. É a diversificação da propriedade e o município fica feliz nessa parceria com o agricultor”, explica o secretário da pasta, Raimundo Gnatkowski.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Antônio Sidney Martins, as mudas estão prontas para o plantio. “Essas mudas foram obtidas, a partir de sementes que ganhamos da Unicentro. Fizemos o desenvolvimento inicial em que elas foram plantadas em tubetes, mantidas com irrigação e fertirrigação e, agora, estamos com essas mudas em excelente ponto para o plantio”. Martins destaca que as mudas estão em boa época para que os produtores tenham resultados satisfatórios em suas colheitas.

O presidente da associação, o produtor Basilio Tadra, fala sobre o apoio recebido pela Prefeitura e pelo Senar. “Cada curso que a gente traz para a comunidade, sempre recebemos um benefício para nossos agricultores. Temos feitos muitos cursos e, o de erva-mate, é importante porque, nas pequenas propriedades, você coloca onde quer, em nossas áreas de reserva. Essa é a chamada pequena poupança verde que serve para nossa comunidade”. 

Rafael Gaioch, que já participou de outros cursos pela Acobrita, também aprendeu o manejo com a erva-mate. “Para nós, esse curso trouxe bastante coisa boa. Aprendemos, desde a semeadura até a poda da erva-mate. É uma ajuda boa receber essas mudas, pois não precisamos comprar, só preparar um pedacinho de terra e plantar as mudas”. Segundo Gaioch, todos os cursos rendem bons aprendizados aos agricultores de sua comunidade. 

O prefeito Jorge Derbli comenta que este é um investimento muito válido da Prefeitura para os agricultores iratienses. “Daqui há alguns anos, as mudas de erva-mate renderão muitos frutos, pois a sua produção está em alta. O município entra com a sua parte para o produtor ter mais um rendimento e diversificar seus cultivos na agricultura familiar”, concluiu Derbli.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Recomendados