PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Porto Amazonas reforça parceria com hospital da Lapa

Campos Gerais

19 de abril de 2021 21:00

Da Redação


Relacionadas

Sleutjes fortalece agronegócio com ministra da Agricultura

Caminhoneiro alcoolizado é detido pela PRF na região

Arapoti debate estratégias para a volta às aulas

Reserva estrutura nova ala para o atendimento da covid
Ipiranga faz planos em conjunto com a Defesa Civil
Porto Amazonas anuncia investimento em escolas
Carambeí interdita escola após casos de covid-19
Acordo com o Hospital São Sebastião da Lapa possibilita o atendimento adequado de pacientes graves da covid-19 Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Acordo com o Hospital São Sebastião da Lapa possibilita o atendimento adequado de pacientes graves da covid-19

O prefeito de Porto Amazonas, Elias Gomes da Costa (Podemos), participou da inauguração de novos leitos de UTI no Hospital Regional São Sebastião da Lapa, na última semana. Na ocasião, o chefe do Executivo reforçou a parceria do município com a instituição, a partir de um diálogo com o diretor-geral, Waldemiro da Silva Filho, e com o diretor técnico, Dr. Herman Valentim. No decorrer do evento, Elias também foi recepcionado pelo prefeito da Lapa, Diego Ribas (PSD).

Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã e Portal aRede, Elias forneceu os detalhes que envolvem o acordo entre hospital e município. “É uma parceria firmada a partir do Sistema Único de Saúde. Para nós, existem inúmeros benefícios justamente por conta da distância entre as duas cidades, que é de apenas 40 quilômetros”, destaca o prefeito. “É um hospital que possui uma estrutura mais ampla para receber os pacientes que apresentam casos graves de covid-19”, ressalta Elias. O espaço já recebe pacientes do município há cerca de dois meses, o que desafogou o sistema de saúde local.

O chefe do Executivo também relata que, como Porto Amazonas atende os pacientes apenas através do Pronto Atendimento, a parceria garante uma maior segurança para os pacientes que necessitem de atendimento especializado e que aguardam uma vaga na central de leitos. A cerimônia de entrega do primeiro dos seis novos leitos que ainda serão instalados no Hospital Regional São Sebastião ocorreu na última quarta-feira (14). Atualmente, a instituição possui 46 leitos exclusivos para a covid-19.

De acordo com Elias, outro ponto positivo da boa relação entre a cidade de Porto Amazonas e o hospital é a possibilidade de encaminhamento de pacientes a longo prazo. “O São Sebastião é capaz de oferecer um serviço amplo no tratamento de traumas, por exemplo. Como a distância é pequena, muitas pessoas poderão receber um tratamento ainda mais adequado”, avalia o prefeito.


Município quer ampliar infraestrutura

Durante a entrevista, o prefeito Elias Gomes da Costa também reforçou a intenção do município em adquirir novos equipamentos para controlar os pacientes mais graves da covid-19. “Como medida emergencial, alugamos alguns novos equipamentos e montamos duas novas unidades para estabilizar os casos mais graves. Já existem processos de licitação visando a chegada de novos equipamentos para ampliar esse atendimento”, reforça. O prefeito também ressalta que, atualmente, o Pronto Atendimento não conta com pacientes na fila para transferência. No entanto, ainda existe uma preocupação por conta do aumento de casos registrados após o feriado de Páscoa.

PUBLICIDADE

Recomendados