PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Frísia e Mosaic doam alimentos à famílias de Carambeí

Campos Gerais

10 de maio de 2021 11:24

Da Redação


Relacionadas

Motociclista causa diversas irregularidades em perseguição

PM realiza fiscalização em cidades da região

Moacyr Fadel assina contrato para investimento de R$ 100 mi

Unium é segunda maior produtora de leite do país
Cleonice quer empresas para Fernandes Pinheiro
Tirol define data para iniciar as operações em Ipiranga
Cleonice quer empresas para Fernandes Pinheiro
Da esquerda para a direita: Luana Cristina da Luz (coordenadora Cras Novo Horizonte), Johanna Regina de Macedo Nogueira (secretária de Assistência Social), Rodrigo Fábio Moratelli (gerente de vendas da Mosaic), Luciano Tonon (coordenador de Cooperativismo da Frísia), Ana Paula Ferreira (diretora da Proteção Social Básica) e Carlos Eduardo Dal Lago (coordenador de Compras Fertilizantes da Frísia). Foto: reprodução
PUBLICIDADE

Devida à ação da cooperativa, multinacional do segmento de fertilizantes contribuiu para que a Secretaria de Assistência Social continuasse o atendimento às pessoas em extrema necessidade de apoio; perfil dos beneficiados mudou com o agravamento da doença

O programa social da Frísia atendeu mais 250 famílias de Carambeí, que receberam alimentos doados pela Mosaic Fertilizantes, uma das maiores empresas globais de fertilizantes fosfatados e potássio. A entrega aconteceu no Pavilhão Frísia, respeitando os protocolos de segurança sanitária, e deu continuidade ao trabalho que a cooperativa exerce para amenizar as dificuldades de famílias em extrema vulnerabilidade social devido à pandemia de covid-19. Os alimentos serão doados àquelas cadastradas no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Novo Horizonte.

Luciano Tonon, coordenador de Cooperativismo da Frísia, agradeceu em nome da cooperativa e dos 895 cooperados a fundamental contribuição que a Mosaic realizou para Carambeí. “As empresas parceiras fazem um excelente trabalho. Elas fortalecem ações que garantem uma melhora da vida de quem mais precisa. Juntos, contribuímos para reduzir as dificuldades e criamos uma sociedade melhor”.

“É fantástica essa ação da Frísia, e ficamos muito felizes em participar. A Mosaic é uma empresa muito ativa na questão social e ambiental, principalmente pelo Instituto Mosaic. Essa ação da Frísia, que é uma grande parceira nossa, permitiu que nós atingíssemos essas comunidades onde estamos inseridos”, afirmou Rodrigo Fábio Moratelli, gerente de vendas da Mosaic.

Mudança de perfil

A secretária de Assistência Social de Carambeí, Johanna Regina de Macedo Nogueira, explica que tem se deparado com uma realidade “jamais imaginada”, reflexo da pandemia de covid-19. “Houve uma mudança no perfil dos usuários que buscam o auxílio alimentação. Famílias sem renda e de baixa renda, em situação de miserabilidade, pobreza extrema e vulnerabilidade socioeconômica já são atendidas há vários anos pela política de assistência social, mas ao longo da pandemia também profissionais liberais e autônomos passaram a compor os usuários da assistência social”, explicou a secretária.

Nogueira conta que motoristas de vans escolares que não podem transportar crianças devido ao fechamento das escolas são um dos exemplos. “Famílias onde o patriarca ou a matriarca faleceu e eram economicamente ativos também padecem e buscam o auxílio principalmente no que diz respeito à segurança alimentar e nutricional. Famílias numerosas onde as crianças faziam algumas das refeições nas escolas e que, agora, precisam permanecer em casa. São situações que requerem ações dos poderes federal, estadual e municipal, mas também da sociedade civil organizada e empresas”.

A secretária afirmou que a Frísia tem sido uma “grande parceira” do município desde o início da pandemia e agradeceu também o empenho dos cooperados e dos colaboradores da Mosaic. “Para nós, saber que uma empresa como a Mosaic se sensibilizou por uma população que não conhece, só demonstra o compromisso ético e social com o município e com os que mais padecem. Graças a ações dessas duas empresas que poderemos continuar a atender as demandas sem nenhuma interrupção ou prejuízo aos mais necessitados”.

Estiveram presentes ainda na entrega dos alimentos a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Novo Horizonte, Luana Cristina da Luz; a diretora da Proteção Social Básica de Carambeí, Ana Paula Ferreira; e o coordenador Comercial da Frísia, Carlos Dal Lago.

Da esquerda para a direita: Luana Cristina da Luz (coordenadora Cras Novo Horizonte), Johanna Regina de Macedo Nogueira (secretária de Assistência Social), Rodrigo Fábio Moratelli (gerente de vendas da Mosaic), Luciano Tonon (coordenador de Cooperativismo da Frísia), Ana Paula Ferreira (diretora da Proteção Social Básica) e Carlos Eduardo Dal Lago (coordenador de Compras Fertilizantes da Frísia).

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial

Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e Tocantins, em 2020 produziu 283 milhões de litros de leite, 832.765 toneladas de grãos e 28.063 toneladas de suínos, resultado do trabalho de 895 cooperados e 1.119 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos cinco anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br.

Sobre a Mosaic Fertilizantes

A Mosaic Fertilizantes é uma das maiores produtoras globais de fertilizantes fosfatados e potássio combinados, dois dos principais nutrientes da produção agrícola, agindo com responsabilidade em toda a cadeia produtiva. Por meio da gestão colaborativa, dialoga com as comunidades em que está presente, compreendendo o contexto de cada região e contribuindo com projetos sociais, incentivando o trabalho voluntário para que os seus funcionários se engajem nas ações solidárias em seus territórios e por meio de parcerias locais oferece oportunidades de desenvolvimento social e econômico às pessoas, construindo, assim, seu legado social. Dessa forma, promove o desenvolvimento sustentável do agronegócio, oferecendo soluções para ajudar a alimentar uma população em constante crescimento.

Da assessoria.

PUBLICIDADE

Recomendados