Municípios da região dialogam sobre a Nova Ferroeste | aRede
PUBLICIDADE

Municípios da região dialogam sobre a Nova Ferroeste

Prefeitos puderam tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre a obra neste 2º encontro

Prefeitos puderam tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre a obra neste 2º encontro
Prefeitos puderam tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre a obra neste 2º encontro -

Agência Estadual de Notícias

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Prefeitos puderam tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre a obra neste 2º encontro

Dezenas de prefeitos, assessores e secretários de municípios dos Campos Gerais e da região Oeste participaram, nesta segunda-feira (21), de um encontro para conhecer detalhes do projeto da Nova Ferroeste. O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes; e o diretor-presidente da Ferroeste, André Gonçalves, atualizaram dados e falaram sobre o traçado e o estágio em que o projeto se encontra.

Esses encontros fazem parte do amadurecimento da Nova Ferroeste, destaca o Sandro Alex. “O governo tem feito reuniões constantes com o setor produtivo, com os legisladores e com a sociedade representada por prefeitos para que tenham conhecimento e possam também participar e opinar dando a sua contribuição”, disse. O bate-papo foi no auditório da Secretaria de Infraestrutura e Logística, em Curitiba, mas boa parte dos participantes estava online.

Como as reuniões junto aos prefeitos estão ocorrendo em blocos, os municípios dos Campos Gerais participaram dos diálogos na última semana. O novo traçado da Ferroeste contemplará, na região, os municípios de Inácio Martins, Irati, São João do Triunfo, Palmeira e Porto Amazonas. “No encontro, foi solicitado o apoio das cidades durante o processo de estruturação”, explica o prefeito de Inácio Martins, Junior Benato (PSD). “Quando as obras iniciarem, haverá um estímulo na geração de empregos com a contratação de funcionários atuantes nos municípios”, ressalta.

De acordo com o prefeito de Palmeira, Sérgio Belich (DEM), as obras deverão agilizar o movimento da safra, reduzindo os custos de alguns produtos agrícolas. “Durante a reunião, também recebemos informações sobre o andamento dos estudos técnicos, econômicos, ambientais e jurídicos relacionados ao projeto”, destacou Belich em publicação nas redes sociais.

“Os municípios estão muito preocupados com a questão de onde vai haverá terminal. Muitos estão tomando a iniciativa de desenvolver estudos técnicos que devem ser incorporados na documentação de concessão para a definição futura de onde vão se localizar os polos logísticos”, destacou o coordenador do Plano Estadual Ferroviário Fagundes.

Projeto terá 1,2 mil quilômetros e será o 2º maior do país

O projeto visa a ampliação da Estrada de Ferro Paraná Oeste. O novo traçado, com 1.285 quilômetros, vai ligar os municípios de Maracaju (MS) e Paranaguá. Quando a ferrovia estiver concluída, será o segundo maior corredor de grãos e contêineres do País. Os estudos de demanda indicam que cerca de 26 milhões de toneladas de produtos devem circular nesse trecho por ano. Considerando o tráfego interno, a Nova Ferroeste deve alcançar 38 milhões de toneladas ano. O investimento é estimado na Nova Ferroeste é de R$ 25 bilhões.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE