Bakri solicita verba para o Centro Cultural da Castrolanda | aRede
PUBLICIDADE

Bakri solicita verba para o Centro Cultural da Castrolanda

Deputado participou de reunião com o presidente da Copel para viabilizar apoio

Deputado participou de reunião com o presidente da Copel para viabilizar apoio
Deputado participou de reunião com o presidente da Copel para viabilizar apoio -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Deputado participou de reunião com o presidente da Copel para viabilizar apoio

O Centro Cultural Castrolanda deu um passo importante para viabilizar um novo aporte financeiro avaliado em R$ 275 mil. A iniciativa entrou em pauta durante uma reunião entre o gerente do Parque, Rafael Rabbers, o deputado estadual Hussein Bakri (PSD) e o presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Este apoio efetivado pela Copel deve garantir a execução de um novo projeto do Centro Cultural, que pretende entrevistar 110 imigrantes e descendentes. Desta forma, o objetivo da proposta é registrar a história dos holandeses no Paraná.

“Essa é a melhor forma de homenagear a participação importante desse povo no desenvolvimento do nosso Estado ao longo das últimas sete décadas”, escreveu o parlamentar e líder do Governo na Assembleia, em publicação nas redes sociais. Em nota, a gestão do parque detalhou que o principal objetivo é adquirir os recursos por meio de renúncia fiscal de ICMS. A meta da instituição é produzir um vídeo com o conteúdo e, assim, contribuir para a preservação cultural dos imigrantes.

Construído em 2016 para guardar a memória e a cultura da famosa colônia de imigrantes europeus, o espaço do Centro Cultural oferece diversas atrações. Um dos pontos que mais chama atenção no parque é o Moinho da Imigração Holandesa, que é considerado o terceiro maior do mundo com 26 metros de pás e hélices. O monumento foi construído em 2001 para comemorar os 50 anos da chegada do povo europeu à cidade.

Atualmente, o local também abriga uma exposição histórica permanente e ainda conta com biblioteca, salão de eventos, café-restaurante e loja de artesanato. Já o Museu da Imigração Holandesa retrata a história da Colônia Castrolanda e ensina sobre valores como união, cooperação e perseverança. Além do Centro Cultural, o município de Castro também tem como atrativos Os museus do Tropeiro e do Imigrante, o Complexo Histórico Cultural Judith Carneiro de Mello, a Casa da Praça, que são ótimas opções para conhecer o passado.

Parque busca iniciativa conjunta

De acordo com o Centro Cultural Castrolanda, o projeto para produção do vídeo está em fase de captação de recursos e isso se dá através de empresas que podem destinar parte do seu ICMS para esse projeto. Para viabilizar a iniciativa e preservar a memória imigrante, o atrativo está mapeando empreendimentos interessados em ajudar e valorizar sua marca junto ao parque. Para confirmar a parceria, os empresários interessados devem entrar em contato com o Centro Cultural através do número (42) 99101-9098.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE