Pandemia agrava filas para atendimento especializado | aRede
PUBLICIDADE

Pandemia agrava filas para atendimento especializado

Secretaria de saúde de Carambeí analisa cenário em reunião com a diretoria do CimSaúde

Secretaria de saúde de Carambeí analisa cenário em reunião com a diretoria do CimSaúde
Secretaria de saúde de Carambeí analisa cenário em reunião com a diretoria do CimSaúde -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Secretaria de saúde de Carambeí analisa cenário em reunião com a diretoria do CimSaúde

Enquanto profissionais da saúde se desdobram para atender casos de covid e suas sequelas, a população que necessita de especialidades sofre com a falta de atendimento. “Neste momento em específico, todas as nossas demandas de especialidades estão reprimidas, pois com a pandemia, muitos serviços eletivos ficaram paralisados”, explica a secretária de saúde de Carambeí, Juliane Dorosxi.

Conforme a secretária, apesar de alguns serviços terem sido retomados, as ações ainda não estão com capacidade total de oferta. “Isso também ocorre em virtude de médicos especialistas estarem afastados por serem integrantes do grupo de risco”, relata. Devido à situação, a demanda reprimida de serviços eletivos, consultas ou exames especializados e procedimentos cirúrgicos, acabaram sem serviços de referência para execução.

Com o intuito de analisar a demanda reprimida de seu município, a secretária de saúde de Carambeí esteve reunida com a diretoria do Consórcio intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) na terça-feira (22). “A pandemia fez com que os profissionais da saúde pública ficassem focados no atendimento da covid-19. Com isso, alguns serviços como do Consórcio foram suprimidos devido aos riscos principalmente do transporte sanitário”, esclarece a diretora, Pâmella Costa, contando que, por isso, os pacientes considerados crônicos tiveram sua situação de saúde precarizada.

No momento, a intenção dos gestores é buscar alternativas para esses atendimentos. “Sabemos da obrigatoriedade dos municípios manterem os serviços da Atenção Primária, mas é necessário a continuidade, em muitos casos, pela Atenção Secundária ou ainda Terciária. Com isso, é que tenho buscado desenvolver tratativas para solucionar os problemas de saúde do meu município, através do Consórcio de Saúde”, salienta a Secretária. “Estou em contato com os municípios para verificar suas demandas, já que uma das metas do Consórcio é aumentar o rol de especialidades”, explicou a diretora.

Propostas devem auxiliar cidades

Além da demanda reprimida, as gestoras de saúde debateram outros temas como a Ficha de Programação Orçamentária (FPO) e o Qualicis, novo programa do Governo de Estado, de qualificação dos Consórcios de Saúde Pública. O Qualicis trará Linhas de Cuidados que devem ser adotadas pelos Consórcios. A diretoria do CimSaúde antecipa que este deve amenizar a situação crítica das especialidades neste momento de pandemia.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE