PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Municípios da região buscam estimular produção agrícola

Campos Gerais

21 de julho de 2021 22:30

Da Redação


Relacionadas

Duplicações ampliam segurança na BR-376 na região

Capal doa novos equipamentos para o hospital de Arapoti

Carambeí projeta novo Centro Municipal de Saúde

Piraí do Sul aprova projeto que proíbe fogos com barulho
Ensino municipal de Palmeira retoma atividades na segunda
Bakri inaugura maior rede de abastecimento rural do PR
Prefeito de Tibagi dialoga com empresários sobre restrições
Agricultores ganham suporte técnico com apoio do Poder Público, que atua em várias frentes visando a diversificação Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Agricultores ganham suporte técnico com apoio do Poder Público, que atua em várias frentes visando a diversificação

Os municípios dos Campos Gerais seguem adotando estratégias para estimular a geração de renda na zona rural e, ao mesmo tempo, proporcionar a diversificação da produção agrícola. Em Palmeira, a prefeitura disponibilizou 3,2 mil mudas de uva para os viticultores que atuam na cidade. O repasse foi possível através da assinatura de um termo de convênio firmado entre município e o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura e do Abastecimento (Seab/PR).

As mudas foram encaminhadas aos produtores palmeirenses com intuito de fomentar o cultivo dos parreirais, assim como devolver a produção de vinhos, compotas, geleias, sucos e demais derivados da cultura. O projeto tem por objetivo o desenvolvimento do Programa Revitalização da Viticultura Paranaense (Revitis). De acordo com o secretário de municipal de Agricultura e Pecuária, Antônio Fernando Voltarelli, “Palmeira possui grande potencial no ramo viticultor e por isso merece atenção especial por meio da secretaria”.

Outro município que tem procurado desenvolver a produção é Cândido de Abreu, uma vez que o setor é responsável por uma importante parcela da economia. Entre as ações definidas pela prefeitura está o suporte aos produtores por meio do viveiro municipal. 

Neste espaço, as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente realizam a manutenção e o plantio de sementes em parceria com os agricultores. Neste mês, o foco tem sido o plantio de maracujá.  A gestão municipal já havia distribuído essas mudas na localidade do Areião, contando com o apoio de técnicos do Instituto de Desenvolvimento rural e da Cooperativa Cooperacandi. Os produtores também recebem suporte para o cultivo adequado da fruta.

Em Fernandes Pinheiro, a prefeitura criou o programa ‘Plantando o Futuro’, que tem como meta o fomento à geração de renda no Campo.  “Trabalhamos em projetos ligados ao desenvolvimento da piscicultura e ao plantio de erva-mate, eucaliptos e Pinus”, ressaltou a prefeita Cleonice Schuck, em entrevista concedida no mês de junho.


Ortigueira quer potencializar o setor

O município de Ortigueira possui mais de três mil pequenos produtores. De acordo com o prefeito Ary Mattos (DEM), o estímulo ao agronegócio também foi um dos pontos abordados pela gestão neste início de ano. “Elevamos nosso orçamento previsto para a agricultura em R$ 5 milhões. Estes produtores terão um apoio muito forte nestes próximos anos”, reforçou o chefe do Executivo ao avaliar o início do mandato.

PUBLICIDADE

Recomendados